16 de junho de 2011

Lanterna Verde contra os críticos

Hal Jordan terá mais problemas com os críticos que com Kilowog
Saiu a primeira crítica do filme Lanterna Verde. Na verdade não é a primeira, mas a primeira crítica de um site especializado em histórias em quadrinhos. Michael Moran escreveu para o site Bleeding Cool, e acrítica não foi lá muito favorável. Lógico. Ouvir uma crítica favorável a um filme da DC Comics/Warner é como achar agulha em palheiro.
Não sei se o filme é mesmo ruim, ou se o patrulhamento nos EUA é que está reforçado. Moran escreveu algumas coisas legais sobre o longa, mas a última frase dá uma ideia do que ele achou do filme: "Lanterna Verde é um filme para crianças. Mas, como Star Wars, como Superman, como os Batmen de Tim Burton, é um filme para crianças que fãs de quadrinhos podem desfrutar". A crítica no final me pareceu suave. Mas, há que se lembrar sempre que o Lanterna Verde faz parte do primeiro time do universo da DC, mas não goza do mesmo prestígio que Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Na verdade, por conta dos desenhos da década de 70, acredito que até Aquaman tem mais popularidade.
Nos últimos anos o Gladiador Esmeralda até ganhou mais status e se transformou em um dos ícones da editora, mas o grande público, que não lê revistas em quadrinhos, tem o personagem como um ator coadjuvante dos Superamigos.
É dessa forma que os críticos encaram o Lanterna Verde, um personagem secundário, cuja história poucos conhecem, que da noite para o dia, foi elevado a ídolo da DC Comics. Nós, que lemos quadrinhos, sabemos que não é assim, mas... vai explicar isso para o bonequinho crítico de cinema do Jornal O Globo?

2 comentários :

Anônimo disse...

Não quero desanimar mas no Tumblr tb ñ li boas críticas sobre o filme não... =\

Anônimo disse...

Pelo menos eu vi e gostei do Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda. De quebra deu para ver o início do relacionamento com a Arisia e a profecia do Sinestro. Gostei.