13 de maio de 2013

Heroínas e vilãs = mulheres com pouca roupa

As mulheres vão dizer que essa é só uma desculpa para falar de mulheres e colocar fotos de mulheres bonitas em trajes sumários (também é), mas não é apenas isso. Em uma postagem mais antiga eu falei aqui sobre as cosplays (as meninas que se vestem como personagens de quadrinhos e cinema) e de como aquelas roupas justas e decotadas não faziam muito sentido quando transportadas para a realidade.
Pois essa semana, arrumando minhas pastas virtuais, achei uma centena de fotos de cosplays. Algumas bizarras, a maioria de mulheres bonitas, mas as roupas, definitivamente, não fazem o menor sentido. O que me faz pensar que as histórias em quadrinhos, que não têm obrigação de estarem dentro da realidade, precisam no mínimo serem coerentes com a própria realidade em que elas estão inseridas.
Não dá, por exemplo, para admitir que a Supergirl use uma saia minúscula e combata o crime daquele jeito. Como ela faz para não mostrar a calcinha (se é que ela usa uma) para todos os vilões com quem ela sai no tapa? A Mary Marvel é a mesma coisa. Como não mostrar a bunda com aquela saia? E porque diabos essas heroínas (e algumas vilãs) usam uma saia para sair na porrada?
E não são apenas as meninas, alguns heróis, marmanjos, também usam roupas que são difíceis de engolir. Já repararam no Noturno dos X-Men? Lembra da roupa que ele usava na década de 80? Ou então da roupa do Fera, também dos X-Men? E o Hércules? A versão da Marvel Comics para o deus do Olimpo é uma coisa absurda. O cara também usa um saiote e uma sunga! E isso funciona num combate corpo a corpo? Sinceramente, eu não iria para a guerra com uma sunga, ainda que eu fosse invulnerável.
Não vou repetir aqui nem as fotos e nem citar as mesmas cosplays que eu já citei em outras postagens, mas sempre faço essa reflexão ao ver uma foto de uma cosplay e imagino ela lutando com um vilão maluco, tipo o Dr. Luz que estuprou a esposa do Homem-Elástico. E olha que a Sue Dibny só andava com roupas comportadas, imagina se ela andasse com o "uniforme" da Canário Negro
Está certo, estamos falando de um universo de fantasia, de incongruências e de incoerências. Afinal ninguém pode voar, soltar raio dos olhos ou se transformar em água, fogo, ou ainda ficar invisível. Mas, dentro da realidade em que estão inseridos, ou dentro das incoerências "normais" das histórias em quadrinhos de super-heróis, o mínimo que se pode esperar é que tratem o leitor com inteligência, afinal de contas, já faz tempo que as histórias em quadrinhos não são feitas apenas para crianças.
Agora, como não poderia deixar de ser, mais fotos de cosplays, boas ou não. Você decide.











1 comentários :

Anônimo disse...

rapaz, essa super girl me deu vontade de descabelar o palhaço


mesmo


já vou

BERNARDO