30 de junho de 2013

Um recado para o Grupo Cine Araújo

Não sei se esse recado chegará até os caras do Cine Araújo, não sei se isso fará diferença, mas vou mandar assim mesmo. Campos é uma cidade que sempre teve problemas com cinemas. Na verdade, nas décadas de 70 e 80 não era assim, não haviam problemas, mas soluções. Campos tinha oito ou nove salas de cinema. E pasmem! Havia público para todas elas.
Hoje estamos reduzidos ao Cine Araújo e suas modernas salas localizadas no Boulevard Shopping. Mesmo com todo esse "avanço" nós, cinéfilos,não conseguimos assistir aos filmes que são exibidos por lá. Deveria ser fácil, mas não é. O Cine Araújo não facilita a nossa vida.
Estão sendo exibidos alguns filmes, que todos estavam esperando faz bastante tempo e o Cine Araújo faz questão de exibí-los em horários ruins e dublados. Começo a acreditar que alguém proibiu que Campos receba filmes legendados. Guerra Mundial Z, Superman e Todo Mundo em Pânico 5 estão sendo exibidos por lá e nenhum deles tem cópias legendadas. O que faz esses caras pensarem que todos querem ver os filmes dublados? Em que lugar esse pessoal do Cine Araújo Campos vive? Eles acreditam realmente que todos querem ver filmes dublados? Tem alguém que quer mesmo ver Superman dublado? Alguém vai dizer que Superman é um filme para crianças (e não é) e que as crianças também precisam ver e blá blá blá. Ótimo, então ponham cópias dubladas para as crianças em horários de matiné. Mas, Guerra Mundial Z dublado? Será que alguma enquete, pesquisa foi realizada para saber a preferência da população? Ou para saber o que querem os que realmente gostam de cinema?
Nós sabemos que metade das pessoas que vão ao cinema estão cagando e andando para o filme, uma parte vai para namorar, a outra vai passear no Shopping e enquanto a mulher faz compras ele "espera" no cinema. Uma parte diz que fica "tonta" e não consegue ler e ver o filme ao mesmo tempo, essa parte ou é míope ou é retardada. Estamos em 2013, qualquer criança de 13 anos tem noções avançadas de inglês, ninguém precisa ter a vida facilitada pela dublagem do Cine Araújo.
É óbvio que todos têm o direito de ver um filme dublado, assim como eu e milhares de pessoas em Campos, têm o direito de ver o filme legendado. Pois então, por que não fazer como o Cine Goytacá, Cine Dom Marcelo e o Cine Capitólio faziam desde a década de 70? É simples: coloquem sessões dubladas e sessões legendadas em horários alternados, tipo "cada hora um" entenderam?
O Cine Magic, não faz muito tempo, fazia exatamente desse jeito. Primeiro uma sessão dublada, depois outra legendada, ou então colocava uma em cada sala e você podia escolher. Com apenas um dia de exibição a direção do cinema já sabia que tipo de público ela deveria prestigiar aumentando um dos horários. Não é difícil, e se tiverem um pouco de paciência e respeito pelos usuários poderão fazer a cosia certa.
Pois bem, sem concorrência o Cine Araújo faz o que bem entender e faz o que quer. Não vou ficar aqui criando chifre em cabeça de cavalo e nem vou convocar uma passeata de protesto por conta disso, mas pelamordeDues! Quero filmes legendados no Cine Araújo! Entenderam ou querem que eu faça um cartaz?

4 comentários :

walnize carvalho disse...

Concordo com vc,Cássio!

Manoel Dario disse...

Plenamente de acordo! Queremos filmes legendados!!!!

Edu disse...

Fiz um post sobre isso no Face quando lançaram o Homem de Aço. Apoiado, Cássio!

Arnaldo Andrade disse...

Não tem nada a ver com o cinema. O Cine Araujo decide por filmes dublados ou legendados de acordo com a demanda de público e a grande maioria de Campos procura por filmes dublados. Resultado de uma educação deficiente que também se reflete na falta de livrarias de qualidade pela cidade. As pessoas aqui não gostam de ler. Eu já imaginava o motivo mas mesmo assim perguntei a uma amiga que foi gerente lá e a resposta dela foi exatamente essa. Povo ignorante = filme dublado. Detalhe a ser ressaltado. Campos e o único local da rede onde filmes são exibidos 100% dublados.