2 de fevereiro de 2013

Motivos para comemorar


No último dia 30 de janeiro comemoramos o Dia do Quadrinho Nacional. Pois é, esse ano, parece que as coisas melhoraram bastante, pelo menos em Campos. Temos algo pra comemorar! Veja só como evoluímos! Desde 2007 mantenho esse blog, e todos os anos eu faço uma postagem lamentando o esquecimento da imprensa local sobre a data. Esse ano a imprensa se lembrou.
Todo o barulho de Na Terra dos Heréos em Quadrinhos ajudou bastante. O mesmo jornal O Diário que publicou a revista também fez uma matéria de capa no Caderno Dmais e explicou a data e fez uma entrevista comigo e com o Glauco Torres. Pois é, ainda não é o bastante, mas é um passo gigantesco perto do tratamento que os quadrinhos tinham pela imprensa local.
Mas o apoio da imprensa para por aí. Nenhum site ou outro jornal se lembrou da data. Uma pesquisa rápida pelos sites e blogs de Campos aponta quem se lembrou de comemorar o Dia Nacional dos Quadrinhos. É uma questão cultural, não tem jeito. Não da pra culpar quem não encara os quadrinhos como uma ferramenta útil de comunicação. É uma pena, mas já fico feliz, e agradeço de novo ao jornal O Diário por esse ano ter acreditado no projeto e abraçado a causa, e principalmente, por ter se lembrado de comemorar o Dia do Quadrinho Nacional.
Longe da Planície – Se em Campos as coisas estão melhorando lá fora o ano promete ser tão bom quanto foram os dois últimos anos para o quadrinho nacional. Pra começar a Mônica fará 50 anos (e não é que o Diário também se lembrou da data?); os desenhistas brasileiros na DC e Marvel Comics continuam entre os melhores do mundo; Danilo Beiruth, Fábio Moon e Gabriel Bá, Laerte, Rafael Coutinho entre outros artistas começam 2013 com novos projetos e outros que seguirão ao longo do ano. Então, 2013 começa a se mostrar promissor, vamos esperar para que termine nos dando alegrias.
Se você não viu as matérias em O Diário sobre O Dia do Quadrinho Nacional ou sobre a revista Na Terra dos Heréos em Quadrinhos, clique aqui, e também aqui e aqui.
Agora se você quer saber sobre o Dia do Quadrinho Nacional, porque ele existe e etc, etc dá uma olhada nesse post que eu coloquei aqui em 2007. Foi a primeira vez que eu falei sobre a data no mucufo.

0 comentários :