16 de julho de 2012

Marvetes x Decenautas

O site Melhores do Mundo postou as primeiras impressões de sites americanos, especializados em quadrinhos, sobre o filme The Dark Knight Rises (que eu ainda não vi título em português, já saiu?). O site Hollywood Reporter disse que o novo filme do Batman faz com que "os últimos filmes da Marvel pareçam bobos e infantis". Essa porrada na Casa das Ideias reacendeu uma antiga rixa que vem desde o tempo em que os leitores escreviam suas cartas para a seção Carta dos Leitores, que existia nas revistas em formatinho da Editora Abril. Marvetes Vs Decenautas sempre foi a batalha mais travada dentro das HQs.

Marvetes são os fãs da Marvel e Decenautas os fãs da DC Comics. A explicação é necessária para quem não conhece quadrinhos ou nunca leu uma revista em formatinho. Hoje essas discussões acontecem em tempo real e geralmente nos comentários dos grandes sites nacionais que falam sobre quadrinhos. O Melhores do Mundo, por exemplo, já está tão acostumado com isso que aguarda com ansiedade as discussões e assiste a tudo de camarote. Sobram até farpas para os autores do site, mas o bom mesmo é ver as provocações de marvetes e decenautas. Se antes a coisa ficava só nos quadrinhos, agora a guerra se estende para os comentários sobre os filmes, o que torna a coisa ainda mais divertida.
Quem tem mais de 30 anos e ainda coleciona quadrinhos se lembra bem das seções de cartas dos leitores. Eu mesmo escrevi dezenas de vezes, nunca publicaram nada, mas eu me amarrava em ler algumas coisas por lá. Aliás, quem batizou os fãs da Marvel e da DC foram os editores da Abril Jovem, se não me engano acho que o Levi Trindade é um desses padrinhos.
Bom, eu não me considero um Decenauta, sou fã da DC sim, e atualmente coleciono quase tudo o que se relaciona a editora. Mas sou fã de vários personagens da Marvel e ainda compro algumas revistas da Casa das Ideias. Portanto, não posso me considerar um decenauta, ainda tenho alguns momentos muito bons com a Marvel.
Minha infância e adolescência está cheia de momentos com o Shang Chi, Demolidor, Punho de Ferro, Ka-Zar e Zabu, Homem-Aranha, X-Men, Vingadores e, é claro, o Hulk. Mas nem por isso posso me considerar um marvete, já que as revistas da Marvel ocupam um espaço bem menor na minha estante, e as revistas da DC são maioria.
O legal de tudo isso é ver que essa "rivalidade" atravessou o tempo e agora o embate está cada vez mais intensa e real. Em alguns anos vamos poder entrar no YouTube, chamar o fulano pelo nickname ligar a câmera e dizer olhando nos olhos do cabra: "ô meu irmão! Deixa eu te falar uma coisa! Você aí que fica pagando pau pro Homem-Aranha! Vai cagar depois de assistir o filme do Batman! Hahuhauau!".
Talvez esse não seja o comentário mais adequado, mas estou com a impressão de que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

1 comentários :

PRMoSA disse...

Segundo o IMDB: "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"