19 de março de 2010

Los Três Amigos... nunca mais

Com a morte de Glauco, a série Los Três Amigos, nunca mais vai voltar. A revista que fez estrondoso sucesso vai ser relembrada aqui para o deleite dos leitores do Mucufo neste fim de semana. Glauco, Angeli e Laerte eram os responsáveis por uma das melhores revistas de humor dos quadrinhos nacionais.
Angeli era Angel Villa. Laerte, Laerton. Glauco, Glauquito. Juntos, os três cartunistas se auto-satirizavam na forma de Los Três Amigos. Os desenhistas se inspiraram no filme Três Amigos!, de 1986, estrelado por Steve Martin, Chevy Chase e Martin Short. A versão em quadrinhos ironizava as histórias de faroeste, em especial as ambientadas na divisa com o México. A aventura foi publicada pela primeira vez no número 12 da Chiclete com Banana, de novembro de 1987.
De uma idéia de Angeli que, depois de assistir a comédia, resolveu fazer uma capa para a Chiclete com Banana, com Laerte e Glauco vestidos de mexicanos. Em 1994 foi introduzido um quarto amigo, baseado no também cartunista Adão Iturrusgarai (criador de Rock & Hudson, os cowboys gays), grande colaborador das histórias. Seus inimigos mortais são os Miguelitos, inúmeros garotos de "sombrero", que só fazem "infernizar" a vida de Los Amigos. Outro personagem com quem se defrontam com frequência é Leon e seu "membro masculino" gigantesco.
Geralmente as histórias do trio (ou quarteto) são ambientadas no Velho México (ou Viejo México, versão decadente, miserável e amoral doVelho Oeste estadunidense, que também não era muito saudável), em lugarejos pertencentes a Gran Marisales ou Gran El Piso, dependendo da história, e Deserto de Plegas Ardientes. Os quadrinhos fazem piada de todo tema underground: violência, sexo, drogas e perversões. Mas também satirizam a política e a realidade social do país, tradicional no trabalho dos cartunistas publicado na imprensa.

0 comentários :