27 de novembro de 2011

Caco, Kermit ou Renê?

O novo filme dos Muppets estreia no próximo fim de semana. Pra quem não sabe, os Muppets foram criados pelo genial Jim Henson, já falecido, e fizeram enorme sucesso nas décadas de 70 e 80. No Brasil, uma geração inteira ficou marcada com as aventuras das marionetes. Nos anos 90 uma série de desenhos animados intitulada Muppets Babies tornou os personagens ainda mais conhecidos. Porém, infelizmente, a nova caracterização dos personagens - uma versão infantil, bebê, dos Muppets - afastou da nova geração a lembrança das marionetes. Para se ter uma ideia, é difícil encontra algúem com menos de 30 anos que tenha conhecido os Muppets em sua série original (live action).
O problema agora é outro, e bem mais difícil de se resolver. Com o advento do novo filme, a Disney, que detém os direitos dos personagens e do todo o espólio de Jim Henson (que inclui também os personagens de Vila Sésamo), resolveu universalizar o nome de todos os personagens. Quase todos são conhecidos em outros países com o mesmo nome: Pig, Animal, Gonzo, Rizzo, Rowlf, Fozzie entre outros. A coisa se complica justamente com o principal personagem da trupe: Caco, o sapo. O nome original de Caco é Kermit. E por mais idiota que seja, esse é mesmo o nome dele. Ao chegar no Brasil lá na década de 70, os dubladores no Rio de Janeiro acharam complicado demais para as crianças chamar o simpático sapo de Kermit, então meteram um Caco na hora de dublar e tudo ficou por isso mesmo. Como não havia nenhuma obrigação legal para manter o nome dos personagens, Kermit virou Caco e assim ficou por mais de 30 anos. Em outros países de língua espanhola, na América do Sul, e em alguns países na Europa, Kermit virou Renê, provavelmente pelo mesmo motivo que ganhou o nome de Caco no Brasil.
Agora, mais de 30 anos depois, a Disney exige que Caco e Renê se transformem em Kermit e quer desaparecer para sempre com os nomes Caco, Renê e qualquer outro que possa ter surgido nesses mais de 30 anos.
E o esforço da Disney é até simpático. Desde ontem a empresa soltou um viral com o Caco, quer dizer, Kermit, explicando (em bom português) que o seu nome não é Caco, e que de agora em diante ele quer ser chamado de Kermit no Brasil. O mesmo vídeo, em espanhol, explica por que ele não quer mais ser chamado de Renê. O vídeo você pode assistir aqui no mucufo, aí do lado. De quebra você ainda assiste ao treiler do longa que estreia nos cinemas na próxima sexta-feira.
Eu, que comprei essa semana três filmes dos Muppets (dos antigos) vou continuar chamando Kermit de Caco. Afinal de contas já estou velho demais para aprender a falar Kermit, por mais que eu assista ao vídeo onde Caco, ou Kermit, soletre seu novo/velho nome mais de dez vezes.

3 comentários :

Anônimo disse...

Bom, realmente é engraçado a história contada por ele sobre o nome Caco. E qm tem menos de 20 anos troca fácil. Mas ñ é só estranho chamar ele de Kermit após todos esse anos. É tb ouvir essa dublagem. Lembro de ler uma vez no IMDB q é totalmente inviável lançarem um DVD dos Muppets Babies por conta dos royalties que teriam que pagar pelas outras imagens que eram inseridas junto com o desenho. Uma lástima.

Anônimo disse...

Em Portugal é Cocas, difícil virar Kermit.

Cassio Peixoto disse...

Eu ainda vou chamar de Caco por muitos anos