5 de dezembro de 2011

Mortos-Vivos pré-The Walking Dead

Aproveitando a onda de zumbis e a espetacular série (nas HQs e na TV) The Walking Dead, resolvi resgatar minha primeira experiência com mortos-vivos. E faz bastante tempo.
Em 1986 fui assistir a um filme sobre mortos-vivos no cinema. É óbvio que eu não tinha idade para assistir, mas eu morava em frente ao cinema, conhecia a bilheteira, o faxineiro, o gerente, a vendedora de balas e por aí vai. Eu e meus amigos arrumamos um jeito e entramos para ver A Volta dos Mortos-Vivos. Puta filme trash-tosqueira, mas eu fui amarradão. Tinha uns 14, ou 13 anos e veio daí minha paixão pelo tema. O filme era estranho e tinha umas tiradas quase cômicas. A premissa era a mesma de todos os outros filmes de zumbis que você conhece: mortos andando de um lado para o outro com o corpo dilacerado e famintos por cérebros; gente fugindo e os mocinhos tentando descobrir de onde veio tanto defunto.
Nessa versão os zumbis eram rápidos, fortes e às vezes até inteligentes. Alguns balbuciavam algumas palavras, e outros demonstravam sentimentos. Uma merda. Mas me diverti pra caraio. Algumas cenas me chamaram atenção na época e me lembro perfeitamente delas até hoje. Na primeira delas um grupo de punks fica vagando pela cidade e é o primeiro alvo dos zumbis. Uma das integrantes do grupo de punks, uma ruiva de cabelos curtos, fica seminua e dança abraçada a um poste para o líder do grupo que parece não ligar muito. Putz... nunca mais vi aquela ruiva... ...bem, depois disso outra boa cena foi a dos mortos levantando dos seus túmulos, revirando sepulturas e marchando para fora do cemitério. A outra foi a chegada da polícia. Uma frota de carros chega ao cemitério e é invadida pelos zumbis famintos por cérebros. Um dos zumbis, enquanto devora o cérebro de um policial, ouve uma chamada no rádio do carro: "Viatura número 323, você está me ouvindo, câmbio. Precisam de alguma coisa?". O zumbi não perdeu tempo, pegou o rádio ligou e mandou com uma voz que mais parecia um arroto: "Tragam reforços!!!".
Bom, acho que os zumbis evoluíram bastante desde George Romero e desde que os Mortos-Vivos resolveram dar as caras nos cinemas no início da década de 80. Coloquei o cartaz do filme aí do lado. Se alguém viu o filme sabe do que eu tô falando, e se alguém sabe onde encontrar o DVD me avisem. Nunca mais encontrei aquela ruiva...

1 comentários :

Anônimo disse...

Q tosco... auHAUuhaHAUuhauA Acho q meu primeiro contato foi com A Noite dos Mortos Vivos (versão 1990) mesmo. E me dou por satisfeito. MTO satisfeito diria. Muito bom ver o tema sendo abordado com qualidade e competência(sempre dá dicas de como agir qndo isso realmente acontecer hehehehe). Sobre a sua ruiva, olha ela aí: http://www.imdb.com/name/nm0001643/ Aproveite e mate saudades.