11 de setembro de 2011

O fim da cueca do Superman

O mês de agosto foi desgraçadamente ruim, mas eu estou de volta. Tenho um monte de coisas para comentar, um milhão de coisas acontecem ao mesmo tempo e eu sou apenas um (talvez por isso eu não tenha vencido o prêmio HQMix, meu assunto de amanhã), mas ainda assim, lutando bravamente contra tudo e contra todos, eu mantenho o mucufo de pé.
Eu poderia falar de um monte de coisas, mas prefiro falar de cuecas. Mais precisamente da cueca do Superman. Pois é, o novo filme do Superman e o reboot que a DC Comics está fazendo no personagem aposentou definitivamente a cueca de Kal-El. Não que isso seja um desastre. Acho que não é. Na verdade se você perceber bem, nos próprios heróis da DC Comics, os que foram criados na Era de Prata já não tinham as cuecas por cima das calças. É só perceber os uniformes do Lanterna Verde, Aquaman, Arqueiro Verde, Flash entre outros pra perceber que a cueca já havia sido aposentada nesses caras, assim como as capas, mas essa é outra história.
Pois é, se você pensar direitinho vai ver que essa mudança de uniformes em personagens do cinema aconteceu com o Batman ainda em 1989. O Cavaleiro das Trevas tinha - e ainda tem - nos quadrinhos uma roupa cinza e uma cueca azul. O cinema transformou o uniforme do Batman que agora é completamente negro e sem cueca. O que o diretor Zack Snyder está fazendo com o Superman no cinema não é nada diferente do que já foi feito com o Batman e todo mundo adorou, portanto podem parar de chororô.
As cuecas dos Super-heróis são uma herança da Idade Média, dos cavaleiros medievais que precisavam das cuecas de aço para se protegerem. Por isso elas eram usadas por cima das calças. Os nossos heróis acabaram herdando a peça, que mais tarde foi aposentada em alguns personagens. Alguns heróis porém não perderam as suas, o Superman por exemplo, cujo uniforme é quase uma instituição cultural, parecia intocável, mas a modernidade bateu à porta e a cueca foi aposentada, e que descanse em paz, já estava na hora.

3 comentários :

Beralto disse...

Oportunos e sempre atuais seus artigos Cássio. Acompanho todas as postagens com sincera curiosidade pq você escreve muito bem e de forma envolvente. Parabéns. Continue Mucufando. Sem querer ser pedante, mas só pra puxar assunto, conheço a versão de que a cueca por cima do colante tem sua origem nos "homens fortes" dos espetáculos circenses, seja trapezistas(como o Robin!) ou alterofilistas, como referenciais da época no mundo do entretenimento do início do século XX.

Anônimo disse...

Putz, como odeio aquele uniforme cinza e... azul!

Raphael Sardinha disse...

Muito bom o Blog!