20 de setembro de 2011

Heróis gays na Marvel e DC Comics

Foi lendo o Universo HQ nesta semana que descobri que os quadrinhos de super-heróis ganharão mais um herói gay. Embora não seja muito comum há pelo menos alguns heróis gays na Marvel Comics e na DC Comics também.
Graças ao reboot da DC Comics, seremos apresentados em breve ao mexicano Miguel Jose Barragan. O personagem fará parte da nova série dos Novos Titãs e não ficou claro quais serão os seus poderes ou qual seu nome como super-herói. Segundo o roteirista da série a opção sexual do garoto não trará problemas para o grupo e nem polêmicas entre os leitores. Já que segundo o escritor Scott Lobdell ele será "discreto" porém, visivelmente gay. O escritor reforçou ainda que ele não será um ativista gay.
Eu só não entendi uma coisa. Se os caras querem criar um herói gay, beleza, mas ele tinha que ser mexicano não é? Não podia ser americano? Tá... tudo bem.
O nosso amigo da DC Comics não será o primeiro gay nos quadrinhos. A editora já tem um homossexual em suas fileiras. o Manto Negro, irmão de Jade e filho do primeiro Lanterna Verde, Allan Scott, membro da Sociedade da Justiça. Manto Negro é um camarada tão soturno, obscuro e complicado que acho difícil que alguém queira se relacionar com ele, seja homem ou mulher.
A Marvel Comics, lá na década de 80 também arrumou o seu herói gay. Estrela Polar (Northstar é o nome original) cuja identidade é  Jean-Paul Beaubier (o cara da ilustração aí do lado), foi criado por Chris Claremont e John Byrne e foi um dos membros fundadores da Tropa Alfa. Nos seus primeiros anos de trabalho o mutante canadense - não poderia ser americano né - jamais demonstrou que era gay. A única coisa que era latente, era a sua paixão doentia pela sua irmã, Aurora.
Estrela Polar só "virou" gay anos depois. A impressão que tenho é que a Marvel queria ficar "moderninha" e escolheu um herói aleatoriamente para mudar a opção sexual dele e inseri-lo nos novos tempos.
Vamos esperar e ver como será o impacto desse novo herói gay. Todos os outros heróis gays de que se tem notícia agem como héteros, o que prometem que será diferente dessa vez com o mexicano dos Novos Titãs. Só quero ver se o Irmão Sangue, Trigon ou o Exterminador descobrirem a opção sexual do rapaz e resolverem soltar alguns vitupérios e interjeições desairosas sobre a homossexualidade do garoto.

2 comentários :

Anônimo disse...

Lembro do Estrela Polar. Não sabia nem que o tinham colocado no armário. Quanto mais tirado. Lésbicas temos algumas na DC, mas ñ me recordo se há na Marvel...

Elizio Victor disse...

Lenbro de quando o Guy Gardner "quase" "virou" gay depois de uma porrada do Batman na antiga Liga da Justiça. (reparou que o "quase" também está entre áspas)