30 de junho de 2011

As mudanças na Liga da Justiça


Quais foram as mudanças que a DC Comics fez na Liga da Justiça? Pois bem... olhando com bastante cuidado, a gente pode notar que Jim Lee - o cara que hoje manda chover na DC - deu uma repaginada nos personagens. Coisa que funciona muito bem no traço dele, mas tenho minhas dúvidas se ficarão realmente boas nas mãos de outros desenhistas.
Na última semana circulou uma foto com toda a Liga da Justiça repaginada por Jim Lee. Pois é, como eu disse em uns três ou quatro posts aí pra baixo, a DC vai novamente começar do zero.O que muda além do conteúdo? De novas origens, novos personagens e novas sagas? Vamos começar pelos uniformes, que os caras parecem achar que não faz muita diferença já que tomaram liberdades estranhas.
Dá uma olhada na foto aí do lado. Começando pelo Aquaman, que ganhou um tridente - que parece ser agora sua arma permanente -, mudaram detalhes no cinto, nas calças e mais nada. O Lanterna Verde, Hal Jordan, não teve o uniforme muito modificado, felizmente. A Mulher-Maravilha, convenhamos, está melhor agora. Adoro ver as suas curvas naquele uniforme tradicional, mas é impossível alguém imaginar que uma mulher seminua, possa lutar como ela lutava e não tirar a concentração de ninguém, nem dos bandidos! Como alguém conseguia sentar ao lado dela em uma reunião sem passar o olho naquele traseiro? O Superman... bem... o Superman ganhou algumas modificações, coisa que parece sacrilégio para os fãs mais xiitas. O "S" no seu peito ganhou outro design. Mudou! Agora é outro "S", e sua roupa ganhou dobras como se fosse uma armadura. E o maior detalhe: a famosa cueca por cima da calça desapareceu.
Logo depois a gente pode ver que o Batman mudou, mas está muito mais próximo do que os longas do cinema já estão apresentando há anos. O Flash também ganhou algumas dobrinhas e contornos em suas botas e, finalmente, a pior das modificações: Ciborg, ex-Novos Titãs, agora um membro efetivo da Liga, e parece uma alegoria de Carnaval. Cada vez mais robô e menos ciborg. Suas partes humanas quase já não existem mais. Ganhou leds, pontos de luz, e pontas (?), o que acaba descaracterizando o bom e velho Ciborg.
Pois é, nem vou comentar os outros personagens que estão ao lado, aí na ilustração. Devem ser os membros reservas. Mas isso importa pouco, pois estou apostando que essas mudanças não devem durar muito. No máximo um ano, de acordo com a aceitação dos leitores. Se não funcionar, vai acontecer como aconteceu na Marvel, quando aquela história de Heróis Renascem tentou reinventar um monte de personagens e no fim voltou tudo ao normal. Minha avó já dizia: dá dinheiro mas não dá confiança. Ninguém tinha nada que colocar esses caras como os "cabeças pensantes" da DC Comics... deu no que deu...

2 comentários :

Anônimo disse...

Parece q Bruce deu um cinto de presente pro Clark. O uniforme da Mulher Maravilha agora faz sentido mas gosto mais do clássico. Se bem que no desenho percebe-se q esse tomara-q-caia vai cair no primeiro soco que ela der. Batman tá bacana, lembra os filmes como vc comentou e não faz nenhuma falta aquela coisa azulada do milênio passado. Agora, o q o Ciborg tá fazendo ali?! Sair do anime dos Jovens Titãs e ir direto pro 1º escalão é mta viagem!

Anônimo disse...

Descobri pelo menos pq mudou o uniforme do Flash:
http://jedibusiness.tumblr.com/post/7297370549