16 de maio de 2011

Considerações sobre o MSP Novos 50

O Anjinho repaginado por Mike Deodato...
É lamentável que ainda existam pessoas na nossa Planície Goytacá que ainda não saibam o que é o projeto MSP50. Ninguém é obrigado a saber tudo sobre cultura, tudo sobre esportes, ou tudo sobre qualquer outro tema, mas foi meio estranho ouvir de jornalistas, e de gente ligada a cultura, perguntas como "o que é esse tal de #MSPnovos50 que você estava falando no twitter?". Pois é, eu ouvi isso na última sexta-feira quando saíram - via Twitter - os primeiros previews da nova edição do projeto.
Vamos lá. O que é MSP Novos 50. Pra começar MSP é a sigla para Maurício de Sousa Produções. O projeto em questão é o MSP 50 que chega a sua terceira edição. Vários artistas - 50 para ser bem exato - desenham os personagens de Maurício de Sousa (a Turma da Mônica, lembrou?) como bem entendem. A turminha ganha uma nova roupagem e uma nova cara imaginada por figuras como Danilo Beyruth, Mike Deodato, Roger Cruz, Mário Cau, Watson Portela, entre outros desenhistas de renome nacional e internacional.
O projeto já está em sua terceira - e última - edição.O primeiro se chamou MSP50, o segundo ganhou o nome de MSP+50, e o último, MSP Novos 50. O trabalho é capitaneado pelo jornalista especializado em quadrinhos Sidney Gusman, editor do Universo HQ e responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções.
...e a Mônica e o Cebolinha do Adão Iturrusgarai
As ilustrações que você está vendo aqui foram liberadas por Gusman na última sexta-feira. Na próxima sexta ele deve mostrar mais alguns personagens. Quando o projeto foi lançado a ideia era um álbum com o trabalho de 50 quadrinistas brasileiros que recriariam, cada um a seu modo, o universo de Maurício de Sousa. Vem dando certo desde então, como você podem observar nas duas ilustrações.
Quer saber mais sobre MSP Novos 50? Siga o Sidney Gusman no Twitter: @sidneygusman ou então acompanhe as informações aqui mesmo no mucufo! Mas, se você resolver seguir o cara não vai sair perdendo.
Se você gosta de quadrinhos, e mesmo que não seja um fã fervoroso das aventuras da Turma da Mônica, esse álbum, e todos os seus antecessores, é o que chamo de "leitura obrigatória". E para matar sua curiosidade, os previews estão aqui.

1 comentários :

Anônimo disse...

Tomei conhecimento dos 2 primeiros mas não sabia que já havia chegado a um terceiro. Espero ter oportunidade depois de ver esse material por completo. Um grande tributo, mais que merecido.