10 de março de 2011

As tirinhas de Beralto

Quando comecei minha atuação como jornalista e repórter do caderno de cultura do jornal onde trabalho - pelo menos por enquanto -, fui até a direção implorar para que colocassem tirinhas nas páginas do segundo caderno. A resposta foi que se conseguisse artistas que desenhassem para o jornal de graça eu estaria livre para publicar quantas tirinhas eu quisesse. Pois é, é assim que as coisas funcionam. Mesmo assim, ainda consegui alguns abnegados que divulgavam o seu trabalho nas páginas do segundo caderno, diariamente.
Um desses artistas é um dos mais talentosos desenhistas que já conheci: Beralto, que presenteou os leitores do jornal durante anos com as tirinhas de personagens baseados em coisas típicas da cidade de Campos. Quase tudo que ele desenhava estava ligado à nossa realidade. Muito bom de se ler e bom de se ver também.
O blog onde Beralto mostra o seu trabalho está bem aqui. Lá você vai poder conhecer todos os personagens, além da história do artista e de outros trabalhos que ele realiza como designer gráfico. Muito bom! Fico feliz em poder compartilhar esse espaço com um dos melhores nomes dos quadrinhos de Campos!
Essa tirinha que ilustra essa postagem faz parte da série Invasão Djahojana. No blog tem muito mais, faça um favor a você e entre.

2 comentários :

Beralto disse...

Cássio, obrigado pelas considerações a meu respeito e em referência ao meu trabalho. Pena que são poucos os profissionais do jornalismo em Campos que têm a sua visão. Me sinto feliz por ter podido fazer parte dessa sua iniciativa até o momento inédita em nossa terrinha. Fazer tiras diárias foi uma experiência inesquecível. Você se lembra do Michael Valadares que fez a tirinha do Pato Roko? Ele hoje é designer gráfico e tá fazendo belíssimas ilustrações até mesmo para o mercado exterior. É um dos caras que teve um boa experiência com as tirinhas e que seguiu em frente com as artes!
Ah! Em breve publicarei a tirinha em que os djahojanos encontram o seu personagem "Ursinho Pimpão".
Abraço,
Beralto

VELOSO disse...

Bom ver o Beralto por aqui uma pessoa muito especial parabens também pelo seu apoio aos quadrinhistas nesse país que não valoriza seus artistas iniciativa como as suas são muitos importante. Fiquei curioso para conhecer o seu personagem o Ursinho Pimpão!