1 de fevereiro de 2011

Dia do Quadrinho Nacional (menos para Campos)

A primeira história em quadrinhos, a gente nunca esquece... ou esquece?
No último dia 30 o Brasil comemorou o Dia do Quadrinho Nacional. O Brasil inteiro - exceto Campos é claro - publicou alguma coisa falando sobre a data. Nos jornais de Campos e nos "cadernos de cultura" publicados diariamente pelos jornais da Planície Goytacá, nem uma linha. Nos blogs? Também não. Ninguém falou disso, e aposto que tem muito editor de segundo caderno por aí que nem sabia que a data existia. Como eu já previa esse "lapso" de memória publiquei uma postagem falando sobre o assunto no Urgente.
Confesso que não vi as versões impressas dos jornais de domingo, Portanto, se alguém escreveu algo sobre a data, o que eu duvido, caberá aqui um mea culpa e uma retratação.
Bom, pra começar é bom esclarecer uma dúvida bastante comum. Não é o Dia Nacional dos Quadrinhos, mas sim: o Dia do Quadrinho Nacional. É uma homenagem as produções brasileiras de histórias em quadrinhos.
O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo em 1984. A data relembra a primeira história publicada no Brasil em 1869 nas páginas do jornal Vida Fluminense, introduzindo o personagem Nhô Quim do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini.

1 comentários :

VELOSO disse...

Olá tudo bem! Vim via blog do Beralto e encontrei um ótimo blog!
Parabens!
Pouca coisa se escreveu sobre o Dia do Quadrinho Nacional e muito que escreveram falaram dos Patos Donalds da vida... Mas vamos em frente!