13 de fevereiro de 2011

Da série "Vilões do Superman": Brainiac feelings

Diz que essa figura não assusta?
Se Ursa pode ser uma das vilãs - ou a única vilã, o que eu não acredito - do reboot do Superman, tenho, infelizmente, a quase certeza de que um dos meus vilões preferidos da galeria do Homem de Aço não vai pintar nas telonas. A criatura cibernética conhecida como Brainiac, um dos vilões mais inteligentes e maldosos do planeta, não deve aparecer neste longa. Pessoalmente acho o visual de Brainiac um dos mais legais dos quadrinhos, mas não acredito que se animem e o coloquem como o antagonista do Azulão neste filme.
Brainiac, para quem já viu o desenho setentista do Superamigos, é aquele vilão que mais parecia um mordomo de filme de terror. Monossilábico, com uma roupa muito tosca e muito pouco aproveitado pelos roteiristas do desenho animado. Na segunda versão do desenho utilizariam melhor o personagem, mas optaram pela sua versão robótica, e não a clássica humanóide - verde com aquele circuito na careca. Na verdade, o maior mérito desse personagem é a sua total ausência de sentimentos e emoções. Tal qual um computador, segue a sua programação sem piadas, armadilhas, e sem perder tempo. Ódio, vingança e um resquício de ressentimento é tudo o que se pode notar ao ler suas histórias. Reconheço que encaixar Brainiac em um roteiro como esse do novo filme do Superman deve ser complicado. Mas se os roteiristas David Goyer e Christopher Nolan tiverem um pouco de paciência e olharem umas boas histórias de Brainiac, vão se animar com o potencial do vilão.
História - O Brainiac original (publicado até 1985, até a saga Crise nas infinitas Terras que reformulou a cronologia da DC Comics) teve sua primeira aparição no número 242 (1958) da revista Action Comics.
Responsável pelo encolhimento da cidade alienígena de Kandor, o vilão foi criado pelos Computadores Tiranos de Colu, com o intuito de saquear os planetas objetivando a conquista interplanetária. Até ai mantinha sua aparência humanóide, com pele esverdeada e o circuito na cabeça.
No início dos anos oitenta, - na pré-Crise - Brainiac sofreu uma reformulação. Atravessando uma poderosa energia, o vilão ganhou um corpo metálico prateado e uma face cadavérica. O vilão teve a sua origem recontada por John Byrne, em 1986. Segundo sua nova origem, Vril Dox teve seu corpo destruído pelos Computadores Tiranos de Colu, mas sua mente sobreviveu e vagou pelo espaço, até que encontrou o artista de circo Milton Fine, que tinha poderes mentais latentes, invadindo sua mente e se apossando do seu corpo. Desenvolvendo as habilidades mentais de Fine, Brainiac se tornou poderoso e confrontou muitas vezes o Homem de Aço. Contudo, o corpo humano de Fine não suportou a mente do vilão e começou a se deteriorar, o que levou o Brainiac a unir forças com Luthor na construção de um novo corpo. Em uma instalação secreta, Brainiac conseguiu gerar um novo corpo e fugiu para o espaço em direção ao planeta Colu para se vingar dos computadores que destruíram seu corpo original.

0 comentários :