6 de janeiro de 2011

O Clube do Bolinha e da Luluzinha

Se você tem menos de 30 anos, não se lembra ou nem sabe o que é o Clube do Bolinha. Não conhece a personagem Luluzinha e nem as suas aventuras. Bom, para poder entender essa charge sensacional de Cláudio de Oliveira, publicada no último domingo no jornal Agora São Paulo, é necessário saber um pouco sobre esses personagens de histórias em quadrinhos que já estão há anos no mercado.
A charge de Cláudio mostra um momento emblemático: Luluzinha, finalmente consegue entrar no Clube do Bolinha, onde meninas não entravam nem sob tortura. Aliás, segundo a charge, ela não só entra, como toma o lugar do Bolinha, presidente do clube. O clube segudo as histórias em quadrinhos, é um local fechado, criado para, e pelos meninos do bairro, um território proibido para as meninas.
Acho que nada poderia simbolizar melhor o momento político do país. Por utilizar as histórias em quadrinhos para representar de forma tão bonita um novo tempo para o Brasil, Cláudio está de parabéns.

Quem é Luluzinha?
Luluzinha foi criada pela cartunista Marjorie "Marge" Henderson Buell em 1935. A personagem foi encomendada pela revista The Saturday Evening Post como uma série de charges. Dez anos depois, ela não somente era a estrela da sua própria revista em quadrinhos, como também tornou-se a célebre porta-voz de uma variedade de produtos de forte apelo comercial.
Luluzinha virou a "queridinha da América" graças às revistas em quadrinhos que passaram a ser publicadas em 1945. Enquanto Buell cuidava das charges originais da Luluzinha, as histórias do gibi foram colocadas nas mãos de John Stanley. O artista Irving Tripp era o responsável pela arte-final. Após algumas aparições experimentais nos gibis da Dell, o encanto de Luluzinha era inegável e ela acabou ganhando sua série própria, chamada Marge's Little Lulu, que foi publicada regularmente até 1984.

Com informações da Livraria Devir que publicou um encadernado com as histórias originais da personagem

1 comentários :

Anônimo disse...

Faltou comentar sobre a "Luluzinha teen e sua turma", estilo mangá, que trouxe um Bolinha magro e já teve até um "show" da Pitty XD