6 de janeiro de 2011

Reajuste de preços nas revistas da DC Comics... calma, só nos EUA

O site Comic Book Resources amanheceu ontem com um anúncio monstruoso da DC Comics. Segundo a nota, a partir de janeiro de 2011, a DC Comics vai "implementar um ajustamento dos preços em toda a sua linha de revistas". O ajustamento por lá será para baixo. A redução dos preços de todas as revistas de 32 páginas - no mesmo formato que o nosso aqui no Brasil - vai acontecer sem que a revista perca número de páginas. Atualmente as revistas custam US$ 3,99. Elas passarão a custar U$ 2,99. Cerca de seis reais aqui n Brasil.
"Este anúncio reafirma o compromisso da DC Comics com os fãs e para com os nossos principais varejistas - o que no Brasil chamamos de jornaleiros - de lojas de quadrinhos", disse Jim Lee, um dos editores da DC Comics. "Para a saúde a longo prazo da indústria, estamos dispostos a assumir um risco financeiro para que os leitores que amam o nosso trabalho não abandonem esta forma de arte."
Lee assegura ainda que ouviu a comunidade e o setor varejista antes de tomar a decisão. "Ouvimos nossos fãs e parceiros na comunidade de varejo, que nos disseram que 3,99 dólares por 32 páginas era muito caro. Os fãs foram se tornando cada vez mais relutantes ao aceitar novos títulos e fãs de longa data começaram a abandonar títulos e personagens", declarou Dan DiDio, outro editor da DC Comics. "Com exceção das grandes histórias em quadrinhos, como edições anuais e revistas especiais, estamos comprometidos com o preço 2,99".
É bom acrescentar que a realidade no Brasil é outra. Nos EUA as revistas de 32 páginas correspondem a no máximo duas histórias quando não compreendem apenas uma história e vários anúncios. A maioria dos títulos é semanal e para um personagem sobreviver ao mercado americano precisa mesmo ser herói.
Recentemente a Panini também andou reajustando os preços, mas cortou alguns títulos e diminuiu o número de páginas de alguns títulos.
De qualquer forma o anúncio ficou bem legal! Dá para ver, por exemplo, que o Lanterna Verde puxa a fila dos heróis. Em outra época, Superman ou Batman estariam em primeiro plano. A Mulher Maravilha está usando seu novo uniforme - bem mais comportado -, e é possível ver até o velho Soviete Supremo repaginado lá no fundo. Bom anúncio.

0 comentários :