31 de outubro de 2010

Quadrinista 2 - A Missão: Provando teorias

Fazer quadrinhos de forma factual, em 2007, em Campos dos Goytacazes, em pouco tempo, e com o mínimo de recursos, era mesmo um desafio. Não queria algo como as charges, ou tirinhas, que aparecem nos jornais todos os dias contando um determinado fato factual - com as tirinhas isso ainda é muito raro e em Campos algo inexistente -, mas queria publicações semanais, quinzenais, e até diárias de quadrinhos. Queria provar que elas poderiam existir sem problemas e ser factuais, tão rápidas quanto uma publicação de um jornal ou de uma revista semanal, por exemplo.
É óbvio que meu trabalho final foi baseado nesse tema, e junto com um artista de Campos, Glauco Torres, um velho amigo de infância e outro quadrinista incompreendido, fiz uma revista factual em quadrinhos. Foi uma trabalheira desgraçada juntar os fatos de uma semana, roteirizar tudo, escrever e entregar os esboços para Glauco todos os dias. Depois de tudo pronto refizemos boa parte da revista em apenas um dia e ligamos todas as pontas soltas. A revista poderia ter ficado muito melhor, mas tivemos pouco tempo. O importante foi que consegui provar que os quadrinhos poderiam ser, também, uma ferramenta de comunicação factual, tão rápida quanto um jornal, ou uma revista semanal.
Para ilustrar a ideia voltei ao Herói. Refiz o personagem. Na verdade aproveitei apenas o seu nome. Queria juntar o conceito de super-heróis com jornalismo factual e mostrar que era possível ver notícias de verdade em uma revista de super-heróis. Como gostava do poder do Superboy (e a sua telecinésia táctil) usei isso como poder para meu novo herói. Era mais fácil de desenhar e não perderia muito tempo tentando inventar alguma outra coisa. No fim, deu tudo certo. Consegui uma boa nota, imprimi algumas revistas e distribui na sala. Provei minha tese, mas não sai lucrando muito depois disso. Nenhum jornal se interessou - nem o jornal onde eu trabalho - e ninguém pagaria um centavo por isso. Projeto engavetado.
Confesso que tenho algumas tirinhas "factuais" guardadas em minha gaveta, porém, mais uma vez, o pouco tempo que tenho e o pouco caso para com as tirinhas e quadrinhos em Campos dos Goytaczes me desanimou. E como preciso ganhar dinheiro para pagar as minhas contas, as tirinhas do Herói, de outros personagens, factuais ou não, continuam encaixotadas. E por enquanto ficarão por lá, pelo menos por enquanto...
Segue aí, alguns trechos interessantes da minha única revista em quadrinhos, factual, pelo menos era factual na época do lançamento.

0 comentários :