5 de abril de 2010

Superman no traço do brasileiro Eddy Barrows

O brasileiro Eddy Barrows, ou Eduardo Barros, é o novo desenhista da revista Superman, da DC Comics. Eddy nasceu em Belém do Pará e cresceu em Belo Horizonte. Só arranha o inglês. A aparente coincidência entre o nome e o mercado norte-americano é, na verdade, fruto de um mal-entendido.
"Em 1999, eu enviava desenhos por fax aos EUA", contou o quadrinista por telefone à Folha de São Paulo. "A parte de cima da página, onde estava meu nome, sempre saía cortada, e o agente pensava que era Eddy Barrows." Era Eduardo Barros. Mas o artista só percebeu o engano meses depois, quando não havia mais volta. "Eu teria de começar tudo de novo!", afirma.
Hoje, o quadrinista de 35 anos está em alta no mercado norte-americano. Ao assumir um personagem de peso como esse, ilustrando roteiros de J.M. Straczynski, Barrows traçou seu nome no hall da fama das HQs de super-heróis.
A trajetória de Barrows lembra a do também brasileiro Ivan Reis. Ambos desenham com contrato de exclusividade para a DC. Tanto para Barrows quanto para Reis, no meio do caminho para o sucesso nos EUA havia Joe Prado, agente que faz a ponte entre os artistas daqui e as editoras de lá por meio da agência brasileira, a Art Comics.
Mas, anos antes de entrar para o primeiro escalão da DC, Barrows havia desistido da carreira em 2000. "Não estava satisfeito com meu traço, eu era ruim em cenários e em anatomia feminina", explica.
Foi tentar a vida como jornalista, no Estado de Minas. Em 2003, quando achou que estava pronto para voltar ao mercado, assinou contrato com a Image Comics e desenhou gibis de G.I. Joe. No ano seguinte, paquerou a Marvel e a DC e ficou com a última.
Ele estreia em Superman na edição 700, que deve sair em breve nos EUA. Segundo a Panini, que edita os gibis no Brasil, não há previsão de quando esses desenhos chegarão aqui. "Há trabalhos meus que nunca foram publicados no Brasil", finaliza Barrows.

Com informações da Folha Ilustrada

0 comentários :