22 de março de 2010

Campos, Dia Mundial da Água e o xixi no banho

Desde o início da manhã de hoje estamos comemorando o Dia Mundial da Água (?). Sinceramente, eu não sei bem porque se comemora a água e tenho cá as minhas dúvidas, em como se comemorar uma data como essa. Só para ficar com a consciência limpa, acordei e cumprimentei a torneira do banheiro e fiz um afago no meu chuveiro. Não sei se a Dona Água ficou satisfeita.
Mais tarde, vi Adelfran Lacerda, assessor de imprensa da empresa Águas do Paraíba falar sobre a data nos telejornais locais. Tudo muito bom e tudo muito bonito, se não fosse o enorme desperdício de água que Campos faz.
Eu já escrevi sobre isso uma vez, e não consigo entender por que os moradores de Campos adoram lavar calçada e lavar asfalto. Parece que quanto mais velho, o cidadão, mais água ele gasta. Por que essa criatura não vai jogar bocha, baralho, dominó, ou simplesmente dormir na rede no fim da tarde? É incrível como se joga água fora na Planície Goytacá, e olha que nem vou falar da quantidade de água desperdiçada pela própria Águas do Paraíba.
Recentemente uma campanha na teleisão deixou horrorizadas as donas de casa. O movimento "Faça Xixi no Banho" aconselhava as pessoas a fazer xixi no banho, já que uma descarga gasta perto de 50 litors de água. Eu concordo, até por que já faço xixi no banho desde que me entendo por gente. Aí, eu ouvi a mulherada reclamar: "Nossa, que nojo! O box fica fedendo". Para a mulherada e a turma fresca que fica com "nojinho" de fazer xixi no banho, posso dizer o seguinte: quando não houver mais água na face da Terra, ou quando o fornecimento de água for racionado, não faça xixi no banho, faça no copo e beba, já que se não for desse jeito não vai ter mais como matar sua sede.
Não sei se um dia dedicado à água vai servir para muita coisa, mas espero que os lavadores de calçada se convençam de que a água não é um bem renovável e que um dia, o tal xixi vai ser vendido em garrafa pet no mercado municipal.
Se estiver afim de saber mais sobre o quanto de água a gente ainda te para lavar as calçadas da vida, entre aqui e descubra.

0 comentários :