13 de março de 2010

Jornal Extra dá exemplo


Não canso de dizer... enquanto a imprensa de Campos caga e anda para os quadrinhos, os jornais de São Paulo e Rio continuam dando um bom exemplo de que os quadrinhos são uma ferramenta útil de comunicação social e não só "gibizinho e historinha de criança", ou "coisas de menino". A nota foi divulgada ontem, por Télio Navega, no blog Gibizada, foi novamente postada no site Universo HQ, e merece ser repercutida em outros veículos que fazem jornalismo sobre quadrinhos: a partir da próxima semana, todas as quartas-feiras, o jornal Extra, do Rio de Janeiro, oferecerá aos seus leitores a oportunidade de adquirir, por R$ 5,90, um livro da Coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos, da editora Escala Educacional.
Serão dez livros, a começar pela obra O triste fim de Policarpo Quaresma (que recentemente ganhou outra versão em quadrinhos pela editora Desiderata), de Lima Barreto, cuja adaptação tem roteiro de Ronaldo Antonelli e arte de Francisco Vilachã.
Os demais livros da coleção são os seguintes: Memórias Póstumas de Bras Cubas, de Machado de Assis, adaptado por Sebastião Seabra; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, adaptado por Indigo (roteiro) e Bira Dantas (arte); O Cortiço, de Aluísio Azevedo, adaptado por Ronaldo Antonelli (roteiro) e Francisco Vilachã (arte); A nova Califórnia, de Lima Barreto, adaptado por Francisco Vilachã; A Cartomante, de Machado de Assis, adaptado por Jô Fevereiro; O enfermeiro, de Machado de Assis, adaptado por Francisco Vilachã; O Alienista, de Machado de Assis, adaptado por Francisco Vilachã; O homem que sabia javanês, de Lima Barreto, adaptado por Jô Fevereiro; A causa secreta, de Machado de Assis, adaptado por Francisco Vilachã.
Muito comuns em jornais europeus, essas promoções de jornais com histórias em quadrinhos são sucesso mundo afora. No Brasil, infelizmente, os periódicos não costumam abrir espaço para iniciativas semelhantes. Que o Jornal Extra faça escola. E ponto para a Escala Educacional por ter emplacado livros de sua coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos nessa empreitada.

Com informações do Universo HQ

0 comentários :