4 de novembro de 2009

O Homem-Brinquedo dos Superamigos


No final da década de 70, início e meados da década de 80 no Brasil, um desenho era febre entre as crianças. Alguém aí se lembra do desenho dos Superamigos? Quem assistiu ao desenho se lembra da Legião do Mal, quase toda ela era feita de vilões do Batman, e entre eles o Homem-Brinquedo. Uma figura que parecia um Bobo-da-Corte do mal, essa figurinha na foto aí do lado. O problema é que o Homem-Brinquedo não era um inimigo do Batman, como apregoava a série animada, mas sim do Super-Homem e que nos quadrinhos teve uma vida muito curta.
Este personagem de voz esganiçada é baseado em um segundo Homem-Brinquedo chamado Jack Nimball. É bom lembrar que vários criminosos assumiram este nome nas histórias do Super-Homem. O primeiro foi Winslow Schott. O coroa gordinho baixinho possuía um arsenal na forma de brinquedos de criança. Winslow era filho de um fabricante de brinquedos que teve sua loja tomada por gangsters para ser usada como fachada para suas operações ilícitas. Quando a policia desmantelou todo o esquema, o pai de Winslow foi preso, e ele foi mandado para um orfanato onde sofreu inúmeros abusos e sua sanidade mental foi pro ovo. Quando cresceu, Winslow palnejou seu primeiro crime. O problema é que escolheu a cidade errada para a estreia. Em Metrópolis, o Superman impediu a sua primeira investida.
Jack Nimball, o nosso Homem-Brinquedo, em questão, foi o segundo bandido a assumir este codinome. Ele faz quase a mesma coisa que Winslow faz e aparece logo depois que Winslow abandona a vida criminosa. Mas, teve vida curta. Na revista “Superman vol.1 305” ele é morto pelo próprio Winslow Schott que reassume seu velho codinome.
Essa figura de vida curta nos quadrinhos ganhou notoriedade por conta do desenhos da década de 70, os Superamigos. Mais uma confusão dos desenhos animados para adaptar os personagens para as telinhas.

0 comentários :