14 de setembro de 2009

A loira que agora manda no Superman


Os dois chefões da Warner Bros., Barry Meyer e Alan Horn, anunciaram no dia 9 de setembro a criação de uma nova companhia: a DC Entertainment. A empresa foi criada para promover a marca da DC Comics e os personagens da editora em todas as mídias e plataformas. Diane Nelson estará no comando da DC Entertainment, respondendo diretamente a Jeff Robinov, o presidente da Warner Bros. Pictures Group.
Diane Nelson tem mais de 20 anos de experiência no gerenciamento de marcas, marketing e desenvolvimento de conteúdo e, além de dirigir esta nova divisão da Warner Bros.. Diane tem em seus créditos o desenvolvimento do motion comics de Watchmen e foi ela que gerenciou o relacionamento da escritora J.K. Rowling.
Uma das missões da DC Entertainment será integrar a DC Comics - que continuará sendo o ponto central da empresa - dentro das atividades das divisões da Warner Bros. (incluindo filmes, programas de televisão, entretenimento interativo e produtos de venda direta ao consumidor).
Durante os últimos anos, salvo raras exceções, a DC Comics sempre teve muita liberdade e é pouca a interferência da Warner. Mas o sucesso das adaptações de quadrinhos para o cinema - não apenas Batman, mas também os filmes da Marvel - está mudando essa relação. Independentemente dessas mudanças, a DC Comics continuará lançando mensalmente aproximadamente 90 revistas em quadrinhos e 30 graphic novels.
Paul Levitz, presidente da DC desde 2002 se tornará uma espécie de consultor da DC Entertainment e voltará a atuar esporadicamente como editor. Além disso, pretende escrever mais histórias, principalmente da Legião dos Super-Heróis, personagens com os quais sua carreira tem uma longa associação.
Ainda não está claro como ficará a estrutura da DC Comics (que ainda conta com Dan Didio e Karen Berger) e quem fará a ponte entre Diane Nelson e a equipe editorial da DC Comics.
A criação da DC Entertainment é uma resposta direta à compra da Marvel pela Disney e também reflete uma mudança de estratégia por parte do estúdio, depois do sucesso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e sua arrecadação mundial de um bilhão de dólares.

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