21 de setembro de 2009

Revistinha mandrake


Está nas bancas desde a semana passada a edição especial Capitão América - Operação Renascimento. O volume de 264 páginas compila histórias publicadas entre 1995 e 1996, escritas por Mark Waid e desenhadas por Ron Garney.
Até aí, tudo bem. O problema é que a Panini pôs a revista nas bancas ao mesmo tempo em que, nos EUA, a Marvel publica uma badalada minissérie chamada “Captain America - Reborn” - em português, “Capitão América - Renascimento”.
Segundo o site Universo HQ, Reborn tem se destacado nos sites especializados em HQs não só porque é escrita por Ed Brubaker, da atual fase do personagem, mas também porque tem arte de Brian Hitch. Além disso, a trama promete resolver temas ligados à recente morte do personagem.
Por isso, atenção: apesar da semelhança entre os nomes, uma série não tem nada a ver com a outra. Operação Renascimento é uma HQ antiga, já publicada pela Abril Jovem na revista Marvel 98, enquanto Reborn nem sequer foi anunciada pela Panini.
Vale lembrar que a editora publica as histórias Marvel com um ano de atraso, em média, em relação aos EUA, e que o Capitão América de Brubaker sai na revista Novos Vingadores. Portanto, se não houver nada de novo, Reborn deve chegar por aqui só no segundo semestre de 2010.
O problema é que a edição de Operação Renascimento da Panini pode ajudar a confundir o leitor. Para começar, porque a revista vem lacrada. Pelo lado de fora, não há nada que insinue que se trata de uma compilação de histórias antigas. Pelo contrário: a chamada “A morte do Capitão América?!” e a descrição da trama, que constam da contracapa, bagunçam ainda mais as informações na cabeça do leitor.

0 comentários :