31 de agosto de 2009

O Senado Federal investindo em quadrinhos... nem tudo está perdido!


O Senado Federal está uma piada, isso é verdade, José Sarney, Renan Calheiros e ninguém sabe quem será o próximo palhaço da vez, mas, graças a Deus, nem só de esculhambação vive o Senado Federal. O Conselho Editorial do Senado acaba de publicar o livro “Memórias d’O Tico-Tico - Juquinha, Giby e Miss Schocking”, com pesquisa e texto de Athos Eichler Cardoso. A informação é do Zine Brasil e foi publicada na Agência Senado.
O álbum reúne as primeiras experiências gráficas de J. Carlos nas revistas “O Malho” e “O Tico-Tico”. O autor do projeto gráfico e da capa, Josias Wanzeller, retocou as imagens e trabalhou na restauração e diagramação da obra.
Essa é uma nova oportunidade de conferir a trajetória desse título, lançado inicialmente como publicação semanal, em 1905, e que se tornaria revista periódica e ganharia diversas edições especiais, influenciando nomes como Carlos Drummond de Andrade.
Em 2006, dois livros foram lançados tendo O Tico-Tico como tema: “O Tico-Tico 100 Anos - Centenário da Primeira Revista de Quadrinhos do Brasil” e “O Tico-Tico: Cem anos de revista”.
O Tico-Tico nasceu no dia 11 de outubro de 1905, com tiragem de 21 mil exemplares. Com o sucesso, logo chegaria a 30 mil, na 11ª edição. Não se tratava de uma revista como as de hoje, dedicadas a um personagem ou grupo de heróis. Era uma publicação que reunia diversas expressões culturais, com ênfase na literatura, mas que abria generoso espaço para os quadrinhos. Os editores procuravam enriquecer o acervo cultural de seu jovem público com informações diversas e entretenimentos, como poesias, contos, jogos, atrações educativas, referências a datas históricas, além de textos sobre as séries mais populares do cinema, partituras, letras de músicas e até peças teatrais.

1 comentários :

Sérgio Provisano disse...

Li sobre essa postagem, Cássio e comentei lá no Ligação Direta. De forma meio preguiçosa, deixei de comentar aqui, no O Mucufo, uma descortesia da qual espero me redimir, mesmo que tardiamente.

Finalmente uma boa notícia vindo do senado, que se notabilizou nos últimos tempos pelos "espetáculos" grotescos entre seus pares, com agressões verbais, ameaças e o cacete a quatro.

A casa onde deveria ser palco de grandes debates nacionais, transformou-se num ringue de vale-tudo, transformando num verdadeiro império de baixarias.

Valeu, Pai de Kalel!