20 de agosto de 2009

Lucky Luke nos cinemas... de verdade


Se na década de 70 e 80 você perdia tempo lendo o jornal O Globo e não deu uma passada pelo Globinho (suplemento "infantil" de O Globo), não sabe o que perdeu. O caubói das tirinhas de O Globinho, Lucky Luke, vai dar as caras nos cinemas em 21 de outubro deste ano. O filme tem orçamento estimado em 20 milhões de euros direção de James Huth e conta com Jean Dujardin, comediante francês, no papel de Lucky Luke. O caubói que dispara mais rápido que sua própria sombra foi criado por Morris (Maurice De Bevere) em 1946.
Esta é a quarta vez que o personagem é adaptado num filme live action para o cinema. Anteriormente, ele já havia estrelado duas películas com Terence Hill no papel principal. Um filme sobre seus inimigos, os irmãos Dalton (Les Daltons), também foi realizado em 2004, com Til Schweiger interpretando Lucky Luke. Nenhuma das versões, no entanto, foi tão cara, e de produção tão capricahada quanto essa.
O herói - Lucky Luke é uma série de histórias em quadrinhos, de origem franco-belga, ambientada no Velho Oeste americano e criada em 1946 por Morris.
Depois de Tintim e de Asterix, Lucky Luke é a série mais popular e a mais vendida na Europa.
Os álbuns foram ilustrados pelo belga Morris aliás, Maurice de Bévère, em 1946 (1923-2001). As primeiras edições da série são de autoria de René Goscinny (1926-1977), criador de Asterix.
Lucky Luke caracterizou-se por ter sempre ao canto da boca um cigarro, que em 1983 foi substituido por uma palha. Em muitos álbuns, Lucky Luke encontra-se com heróis não fictícios do Velho Oeste como Calamity Jane, Billy The Kid, Jesse James ou Roy Bean entre outros.

0 comentários :