4 de agosto de 2009

Hitler em quadrinhos chegou ao Brasil


Quando um livro, ou uma revista em quadrinhos, é lançada nos EUA, é bem provável que ela chegue aqui um ano depois. Quando é lançada na Europa, ou qualquer outro continente (que não seja a América do Sul é claro) ela vai levar bem mais que um ano para chegar. Sempre depende de uma editora que se transforma em uma boa samaritana, acredita no projeto e publica a obra no Brasil.
Pois bem, em 19 de fevereiro de 2008 eu publiquei um post que apresentava O livro, em quadrinhos intitulado A Busca (Die Suche). Criação do desenhista holandês Eric Heuvel que fez a obra especialmente para as escolas alemãs.
O livro explica o Holocausto contando a história de uma menina judia, Esther, uma personagem fictícia, que vive na Holanda na época da ocupação nazista. A publicação, que foi lançada no dia 1º de Novembro (de 2007), só chegou aqui agora, em 2009.
A editora Companhia das Letras divulgou na semana passada o lançamento do álbum em quadrinhos.
Essa é a história - Em 1933, Hitler subiu ao poder e iniciou uma caçada implacável aos judeus. Com apenas 16 anos, Esther é bruscamente separada dos pais e refugia-se em uma fazenda no sul da Holanda. Anos depois, em companhia do filho e do neto, Esther visita o lugar que lhe serviu de esconderijo e conta, pela primeira vez, as atrocidades que ela presenciou e viveu durante o Holocausto.
Para a protagonista da trama, remexer o passado é uma forma de encerrar esse capítulo de sua história, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que aconteceu aos seus pais, amigos e ao homem que arriscou a vida para abrigar famílias judias em sua fazenda.
O álbum foi publicado originalmente pela instituição holandesa Anne Frank House e conta com roteiro de Lies Schippers e Ruud van der Rol, e arte de Eric Heuvel. A edição brasileira foi acrescida de um posfácio do jornalista e escritor Gilberto Dimenstein.
O primeiro posto publicado aqui no Mucufo pode ser encontrado aqui.

2 comentários :

Anônimo disse...

ô cassio, seu blog é legal e vc poderia fala mais do batman. que tal uma resenha da 'terra de ninguem'?

Cassio Peixoto disse...

confesso que estou devendo novas notícias sobre o morcegão, até porque ele está entrando em uma fase importante, mas vou atualizar a vida do homem-morcego