19 de fevereiro de 2008

Hitler em quadrinhos para crianças


Cada nação tem uma ferida que não consegue curar. O Brasil ainda tem pesadelos com os anos da ditadura militar e ainda guarda muitos “esqueletos dentro do armário”. Os Estados Unidos ainda sentem a guerra do Vietnã, uma batalha que o Tio Sam não conseguiu vencer e agora abre outra ferida com a guerra no Iraque.
Na Alemanha as feridas também são muitas, afinal foi de lá que saiu o maior genocida da história mundial, o general austríaco, Adolph Hitler. O homem que assassinou milhares de judeus com a desculpa de que estava purificando o mundo, já teve a sua história contada centenas de vezes. Mas como contar para as crianças alemãs que a sua nação foi responsável pela morte de milhares de pessoas inocentes?
O desenhista holandês Eric Heuvel criou, especialmente para as escolas alemãs, um livro em quadrinhos, intitulado A Busca (Die Suche), que pretende ensinar para crianças e adolescentes pobres a respeito da era nazista e do Holocausto.
O livro explica o Holocausto contando a estória de uma menina judia, Esther, uma personagem fictícia, que vive na Holanda na época da ocupação nazista.
Diferente do Brasil, que insiste em cobrir de esquecimento as páginas negras de sua história, a Alemanha se esforça para oferecer aos alunos de suas escolas informações completas sobre o nazismo. Porém, a violência racial continua sendo um problema, assim como o crescimento da comunidade judaica no país provocou um aumento do anti-semitismo.
A publicação, que foi lançado no dia 1º de novembro, já pode ser encontrada na Holanda e na Alemanha. No Brasil algumas editoras lutam pelo direito de publicar a obra. Nenhuma delas tem pretensões educacionais.
A publicação de 61 páginas, que já foi traduzida para várias línguas européias, será usada junto com fichas de leitura nas aulas de história das escolas de ensino médio de Berlim durante seis meses, depois do que o projeto deve estender-se para todo o país.
Os quadrinhos, baseados em fatos reais, descrevem como os judeus da Alemanha e da Holanda ocupada pelos nazistas vivenciaram a perseguição lançada pelo regime de Adolf Hitler e responsável por matar 6 milhões de judeus europeus.
Por meio de imagens e diálogos realistas, o livro retrata o sofrimento e a humilhação sofridos pelos judeus ao terem seus bens desapropriados, serem banidos e, finalmente, serem enviados para campos onde trabalharam até morrer ou foram assassinados em câmaras de gás.

0 comentários :