19 de julho de 2009

Star Treck: Ano Quatro


Star Trek, o filme que passou batido pelos cinemas de Campos, revitalizou a franquia iniciada em 1966. No Brasil, a editora Devir lançou as narrativas paralelas à Série Clássica reunidas no livro de quadrinhos Jornada ns Estrelas: Klingons: Herança de Sangue. Agora a editora paulistana lançou outro volume curioso, contendo seis histórias em quadrinhos que pretendem fornecer um vislumbre das direções que a Série Clássica poderia ter tomado.
"O Coletivo", o primeiro episódio dessa "temporada", apresenta a nave estelar Enterprise às voltas com um conjunto de planetas interligados por estruturas gigantescas - um coletivo. Kirk e companhia encontram o Dr. Othelo Beck, que realiza ali, amparado por uma tecnologia alienígena abandonada, avançados experimentos médicos. Beck é na verdade uma espécie de Dr. Moreau com a sua trágica sugestão da falibilidade do idealismo humano.
Já "Primeira Diretriz" leva os tripulantes da Enterprise a um dos temas centrais da série, o contato comercial e estratégico com civilizações tecnologicamente inferiores, neste caso com os habitantes de Aarak 3, um mundo rico no minério crucial para a Frota Estelar, o cristal dilítio. A sociedade de Aarak 3 está dividida entre os que aceitaram a tecnologia da Federação e os que desejam o retorno à organização social anterior. Os oficiais da Frota Estelar lutam para manter a Primeira Diretriz, que afirma a neutralidade, enquanto as duas facções se esforçam para colocá-los no centro de suas disputas.
"Forma de Vida" também revisita o enredo clássico do primeiro contato com uma inteligência não-corpórea. O episódio abre com um gancho e se desenvolve como um flashback, mostrando como, depois do contato com uma colônia em que os habitantes se destruíram mutuamente depois de atingidos por um vírus que leva à paranóia, a tripulação da Enterprise também começa a cair na paranóia total.
Em "Reality Show", o escritor David Tischman foi particularmente feliz: ao fazerem um contato cultural em um mundo em que os realities shows abundam e mantêm a população subjugada, Kirk e os outros intervêm impetuosamente numa situação, e são cooptados à força para realizarem o seu próprio reality show. É uma comédia que brinca com os clichês da série e tem Kirk, a certa altura, fazendo testes de vaudeville com a tripulação, para produzir o pior programa possível.
"Alerta em Gêmini" mostra um super-experimento científico que dá errado e deixa um dos tripulantes ameaçado e a mercê da engenhosidade dos seus colegas da Enterprise. Neste caso, é Spock que está preso em uma estação espacial à deriva, envolta por uma singularidade que reproduz os primeiros momentos da criação do universo.
Enfim, "Preciosa Mercadoria" faz os homens e mulheres da Enterprise procurarem os sobreviventes de uma outra nave estelar, o USS Pasteur, na superfície de um planeta onde Kirk e companhia encontram Avatar, um enorme "robô feminino". É uma enfermeira de maternidade com os músculos de Shaquille O'Neil lutando para manter a variedade genética de uma raça quase extinta.
As capas das revistas originais foram feitas por Joe Corroney com base em fotos da série de TV. Já os desenhos das histórias em si não são de alta qualidade, e a quadrinização é básica.

Com informações do Terra Magazine e da Livraria Devir

1 comentários :

cachacaria maledita disse...

gostei do seu blog, te convido para conhecer o meu, abraço