17 de julho de 2009

60 anos de Gasparzinho


A Dark Horse Comics vai celebrar os 60 anos do Gasparzinho (Casper the Friendly Ghost) com uma edição especial de 80 páginas. O volume, que será distribuído em novembro, reimprime em capa dura dois álbuns do fantasminha, numa edição fac-símile (com a cor restaurada).
As edições reimpressas são: Casper the Friendly Ghost #1, de 1949, da Archer St. John; e a primeira edição de Casper, publicada pela Harvey Comics em 1952.
Gasparzinho - O Fantasminha Camarada surgiu num livro infantil de 1939, de Seymour Reit e Joe Oriolo, e virou desenho animado em 1945.
Casper the Friendly Ghost - 60th Anniversary custará 9,95 dólares.
No Brasil, o fantasminha fez a sua primeira aparição em uma série de revistas em quadrinhos publicadas pela Edeitora O Cruzeiro na década de 1970.
Histórico - Gasparzinho o Fantasminha camarada é um personagem norte americano feito, originalmente para a animação e depois para os quadrinhos, pela editora “Harvey Comics” voltado para o público infantil. Em inglês é chamado de Casper the Friendly Ghost. Nas suas histórias surgiriam vários coadjuvantes de sucesso, como o Trio Assombrado (os tios malvados do fantasminha), o diabinho Brasinha (Hot Stuff, em inglês) e a bruxinha Wendy (também conhecida no Brasil por Luísa, a Boa Bruxa).

Publicado originalmente no caderno Dmais de O Diário com informações do Universo HQ e Dark Horse

1 comentários :

Provisano disse...

Gasparzinho sessentão e, não tem cara de Tiozão... povou o universo de minha infância (completarei esse ano, 54 aninhos de pura peraltice). Parece ter sido ontem que comecei a me interessar pela nona arte.

Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey Mouse, Gasparzinho, Superman, Batman, Lanterna Verde, Yellow Kid, Asterix, Mafalda, Charlie Brown, Snoopy, Spirit, Fantasma, Tex e centenas de outros personagens que permanecem vivos em minha memória.

O Mucufo está aí para não deixá-los cair em esquecimento.