11 de novembro de 2008

Pelezinho de volta


Os fãs da Turma da Mônica já podem começar a comemorar, um velho personagem em breve estará de volta às bancas. Pelezinho, criação de Mauricio de Sousa, inspirada em Pelé e sucesso nos anos 70 e 80, está ganhando uma nova roupagem e novas histórias. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o ex-jogador de futebol autorizou o desenhista a reeditar as 58 edições da antiga revista em quadrinhos do personagem. Além disso, Mauricio pretende lançar o gibi Pelezinho Jovem, com o craque e sua turma em versão adolescente e no estilo mangá, nos mesmos moldes de Turma da Mônica Jovem. O “Rei Pelé” resolveu liberar o personagem por que Pelezinho será lançado como candidato a mascote da Copa do Mundo que será realizada no Brasil em 2014.
Pelezinho nasceu em 1970, depois de muitas conversas informais e negociações complicadas entre Mauricio de Sousa e Pelé. A idéia do criador da Turma da Mônica era que o personagem fosse uma criança, ao contrário do desejo de Pelé, que imaginava uma versão adulta. Prevaleceram os argumentos de Mauricio de Sousa, que incluíam a afirmação de que a continuidade da marca do Rei estaria garantida se envolvesse o público infantil. Pelezinho estreou nas tiras de jornal em outubro de 1976.
Em agosto de 1977 o personagem virou título de uma revista em quadrinhos, lançada pela Editora Abril. Pelezinho virou boneco e estampou as embalagens dos mais variados produtos, desde alimentos a materiais esportivos, até diversos tipos de brinquedos.
O número 58, lançado em 1982, marcou o fim da revista Pelezinho, mas, pelo menos, os almanaques com republicações das melhores histórias e tiras continuaram até 1986. Foram oito números, além de duas edições especiais que comemoravam a chegada da segunda Copa do Mundo do México. Em 1988, quando os personagens de Mauricio de Sousa já haviam migrado para a Editora Globo, Pelezinho e sua turma ganharam outro almanaque com seleção de historias antigas, que não passou da edição de estréia.
Em 1990, o personagem reapareceu. Primeiro, na edição 7 da série de tiras As Melhores Piadas. Depois, no gibi Copa 90, só com histórias inéditas, em uma das quais aconteceu o emocionante encontro entre Pelezinho e Pelé. Por fim, em Pelezinho Especial - 50 anos de Pelé, edição em tamanho gigante e com mais de 200 páginas. Esse foi o canto do cisne de Pelezinho nos quadrinhos. A chegada da Copa de 2014 deve reeditar as aventuras do personagem.
Fonte: Universo HQ e Folha de São Paulo
A ilustração deste post é a capa da edição número 1 da Editora Abrile é minha! he, he, he... Sorry!!!

0 comentários :