7 de abril de 2008

Gênesis em quadrinhos


Quase tudo de que se tem notício já foi contado em quadrinhos. Faltavam as escrituras sagradas. Faltavam, pois agora não faltam mais. Um dos mais renomados quadrinistas do mundo, o americano Robert Crumb deve terminar uma versão do livro bíblico do Gênesis nos próximos dois anos. O desenhista está desde 2005 envolvido com o projeto e promete que os leitores verão a obra como “jamais viram”, inclusive com “elementos mais ousados”.
Robert Crumb é conhecido por seus personagens undergrounds, como Mr. Natural e Fritz, o Gato. Crumb já não desenha histórias em quadrinhos há alguns anos. Atualmente mora no sul da França e adapta obras literárias de autores como Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick. A princípio, Crumb adaptaria todo o Velho Testamento da Bíblia para os quadrinhos, mas sabe-se agora que apenas o livro de Gênesis será quadrinizado. Roberto Crum está no 20º lugar da lista de 100 gênios vivos. Em entrevista ao jornal francês Le Monde, Crumb falou sobre o trabalho com o livro bíblico e sobre novos projetos.
“Eu tenho intenção de trabalhar sobre o que é a origem de tudo. Minha versão será uma síntese de um texto em inglês e dois outros em hebraico”, conta Crumb.
O projeto está recebendo tanta atenção que o ritmo é lento, mas o trabalho deve possuir qualidade incontestável. “Trabalho há dois anos num ritmo de uma página por semana. O álbum deve ter mais de 200 páginas. Ainda tenho dois anos de trabalho. Eu não tinha me dado conta que me tomaria tanto tempo”, completa.
Mas como a adaptação é feita por Roberto Crumb, sobram espaço para polêmicas. O desenhista afirma que não vai fazer piadas sobre o texto e que vai respeitar o original, mas ainda assim será um livro aberto a interpretações. “Estou andando em uma linha muito estreita. Não estou fazendo piadas, mas, ao mesmo tempo, não acredito que é a palavra de Deus, então não tenho reverência por ele. Sigo uma linha entre essas duas posições, o que é difícil porque me sinto sempre tentado a fazer piadas”, comenta.
Para manter o texto original, Crumb está usando três versões. “Estou sendo fiel a cada palavra. Estou usando a versão judaica, a Torá, que é muito próxima da versão cristã, mas um pouco mais precisa, minha versão é bem direta. Ainda que haja alguma nudez nela, não fiz nada chocante. Adão e Eva não usavam roupas, então os desenhei andando nus, mas não os mostrei transando ou algo do tipo. O que vai surpreender as pessoas, e me surpreendeu quando eu li, é a quantidade de coisas estranhas que estão no texto e que eu vou ilustrar detalhadamente”, explica Crumb.
Acostumado a polêmicas e protestos, o desenhista que abandonou os Estados Unidos e trocou a América por uma pequena casa em uma cidadezinha francesa, afirma que está preparado para todas as críticas que virão.
“É claro que algumas pessoas vão criticar, mas é um tipo de gente a que você nunca consegue agradar. Não ligo para elas. Ainda não tenho certeza se, em algum ponto, vou desenhar alguma cena que torne o livro inapropriado para menores. Porque há algumas passagens que eu não defini como mostrar - por exemplo, como quando Onan decide não ejacular dentro de sua esposa e derrama sua semente no chão", finaliza.

1 comentários :

Anônimo disse...

necessario verificar:)