26 de fevereiro de 2008

A melhor trilha para a melhor história


O Oscar jamais vai premiar a vanguarda ou a ousadia. Com raras exceções o prêmio máximo do cinema mundial colocou no lugar mais alto produções baratas e que surpreenderam críticos e público. Porém, para os membros da Academia de Cinema, indicar um filme já é um prêmio para algumas produções.
No último domingo, com justiça, o filme “Onde os Fracos Não Têm Vez” ganhou a estatueta de melhor filme e foi o maior vencedor da noite. Porém, o filme Juno chamou atenção por um roteiro perfeito (foi o vencedor na categoria) e por ser um filme sem maiores pretensões que acabou como um dos cinco melhores de 2007. Mas uma boa história precisa de uma boa trilha e Juno, felizmente tem uma excepcional. As músicas que embalam a história de uma adolescente que precisa enfrentar uma gravidez não planejada, foram escolhidas com cuidado. Nada de hits pegajosos, e as versões foram cuidadosamente polidas.
A trilha sonora, que infelizmente você não vai encontrar em Campos tão cedo, tem 19 canções. Esqueça a faixa bônus onde Ellen Page e Michael Cera, os protagonistas do filme, cantam juntos “Anyone Else but You”,pode ser bonitinho no filme, mas é o momento mais chato e ruim do CD. Mas essa é a última música e com sorte quando chagar lá nem vai perceber o quanto é ruim. Antes disso, A banda The Kinks com “A Well Respected Man” já mostra que a trilha é séria. A música Rollercoaster, que foi repaginada especialmente para o filme é uma dádiva executada por Kimya Dawson. E ainda há espaço para Buddy Holly com “Dearest”, e mais três canções de Kimya Dawson.
Mas quando a trilha parece que vai cair de produção, o bom e velho rock and roll “salva a pátria”. A dupla britânica Belle & Sebastian aparece com duas pérolas: “Piazza, New York Catcher” e “Expectations”. Outros bons momentos do álbum são as canções de Cat Power e The Moldy Peaches. Mas o melhor fica por conta dos garotos do Sonic Youth com uma versão inusitada e perfeita para “Superstar” dos Carpenters, e para encerrar a banda Velvet Underground também aparece com a boa “I’m Sticking With You”.

O link para baixar o álbum é uma cortesia do pessoal do Rockistory, bom apetite:(Copie e cole em seu navegador, queria clicar e ir direto pro site? Quer moleza? senta no pudim que não tem osso!)

http://www.mediafire.com/?4ymcmnbixz1

2 comentários :

Maloteca disse...

Olá Cassio, li um artigo seu no Diário e gostei muito - Freio do Camburão - algo asssim, talvez em sala. Sou professor de Sociologia e escritor. Se puder visite o meu blog - maloteca.blogspot.com. Vamos partilhar idéias. Abs, Rudolf Rotchild

Maloteca disse...

Correção: Talvez eu use em sala o seu artigo.

Grato,
Rudolf