6 de abril de 2013

O primeiro filme do Quarteto Fantástico

Acabei de ler no Omelete que um novo filme do Quarteto Fantástico vai começar a ser filmado. Em setembro vão tentar consertar a cagada que foi feita nos últimos anos com o primeiro grupo criado pela Marvel Comics. Pois é, se vocês não sabem é bom ficar sabendo: todo o Universo Marvel nasceu após a criação do Quarteto Fantástico. Quando os filmes de 2005 - Quarteto Fantástico - e de 2007 - Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado - foram lançados, os nerds se encheram de esperança.
Pois bem, como o cinema adora nos pregar peças, os dois filmes do Quarteto são duas obras muito ruins. Os filmes, apesar de uma produção caprichada e de efeitos especiais de primeira, têm um roteiro terrivelmente ruim, uma história que não convence ninguém e foram fracassos de público e crítica. O resultado é que seis anos depois um filme "sério" sobre o Quarteto Fantástico está sendo produzido. Um filme que possa ser tão bom quanto Os Vingadores, por exemplo. Pelo menos é o que todo mundo espera.
Mas se os filmes do diretor Tim Story não agradaram, essa não foi a primeira vez que um filme do Quarteto Fantástico foi execrado por tudo e por todos. Todo nerd sabe disso, (e se não souber não é nerd) mas em 1994 um filme do Quarteto Fantástico, muito, mas muito tosco foi produzido. Ficou prontinho, mas a Marvel viu e achou tão ruim que impediu o filme de ser lançado. Aí, o filme virou uma lenda.
Existem duas versões sobre o longa que só fez os fãs de quadrinhos sentirem vergonha alheia na frente da tela. Segundo o site Delfos, uma produtora havia comprado os direitos do filme, mas demorou a produzi-lo. Se o prazo expirasse, eles teriam de pagar uma multa contratual para a Marvel. Decidiram fazer o filme a toque de caixa e chamaram Roger Corman, mestre em produzir filmes B. Depois de pronto, a Marvel vetou o lançamento e destruiu quase todas as cópias. Quase todas. Uma delas sobreviveu e com o advento da Internet, rapidamente se espalhou pelo mundo.
Outra versão diz que o tal estúdio sabia que a Marvel queria fazer um filme de grande orçamento com o diretor Chris Columbus assim que os direitos do filme voltassem para ela, mas não iria querer uma versão capenga do Quarteto lançada antes. Assim, o filme foi feito e a Marvel torrou uma nota para comprar as cópias e evitar seu lançamento.
Bom, de qualquer forma, não é possível que alguém realmente ache esse filme bom. Mas, assistindo novamente (já vi três vezes), chego a conclusão de que o roteiro desse desastre de 1994 é o que mais se aproxima dos quadrinhos. Embora tenha alguns erros monstruosos e tenha efeitos especiais dignos da década de 30, o filme é bem intencionado e tem mais respeito pela história original do que o seu sucessor de 2005. Ahh! Já ia me esquecendo, nesse filme tem um Dr. Destino mais legal do que esse arremedo de vilão do filme de 2005. Mas, o filme é interessante, para se ter uma ideia, as cenas de luta me lembraram do programa a Praça É Nossa!
Hoje, em um rompante de bondade vou poupar vocês de saírem buscando essa preciosidade na internet e vou disponibilizar o filme completo e legendado aí ao lado, na Televizãozinha do Mucufo. Se você nunca viu o "primeiro" filme, live action, do Quarteto Fantástico, essa é a sua chance. Está sem sono? Então morra de rir com essa "aventura".

0 comentários :