18 de maio de 2012

Tudo o que você queria saber sobre Thanos mas não tinha a quem perguntar

Você, que é nerd, com mais de trinta anos, e fã incondicional de quadrinhos, quando vai ao cinema assistir uma adaptação de histórias em quadrinhos não tem aquela sensação de que o filme foi feito pra você e que todos a sua volta são criaturas abomináveis que não entendem bulhufas de quadrinhos e só estão ali por causa do ator famoso? Pois é, eu sempre tenho essa sensação em filmes de super-heróis...

Com o filme dos Vingadores não foi diferente. Como está na moda, todo mundo foi ver, até quem não sabe a diferença entre Capitão América e Capitão Planeta. E daí, quando o filme acabou e subiram os créditos e eu vi, com algum espanto, a figura que apareceu na tela. Fui o único (o único mesmo!!) em um sala de cinema com mais de 300 pessoas que gritou: "Thanos!!!". Um casal que estava do meu lado ficou olhando para a tela com cara de idiota e repetindo um para o outro: "quem é? quem é?". E ainda me cutucaram perguntando quem era o cara depois dos créditos. Nunca tive tanto prazer em falar com estranhos dentro do cinema: "Ué?! Não sabe? É o Thanos."
Pois bem, o grande vilão do próximo filme dos Vingadores é o Thanos. Foi surpresa para um monte de gente e uma especulação que estava rolando desde as filmagens. E é bem provável que você também não saiba quem é Thanos.
Thanos foi criado pelo roteirista e desenhista Jim Starlin, e a saga que envolve o vilão, e por conseguinte, os Vingadores - nos quadrinhos - é uma das mais importantes já produzidas até hoje. Poucas histórias foram tão bem amarradas e tão bem escritas nas últimas décadas. Infelizmente o cinema acabou misturando algumas histórias e embolou um pouco (bastante!!!) a cronologia original, mas não vou ser xiita e sei que seria impossível fazer um filme baseando-se integralmente na saga de Thanos, criada por Jim Starlin no fim da década de 70 e início da década de 80 (aqui no Brasil).
Thanos é um titã (uma espécie de semi-deus) que vive em uma das luas de Saturno, que também se chama Titã. Thanos, maligno desde que usava fraldas, se voltou contra o seu pai, Mentor, e conseguiu conquistar o trono de Titã. O vilão entrou no caminho dos Vingadores quando tentou se apossar do Cubo Cósmico - que no filme dos Vingadores ganhou o nome de Tesseract - e acabou arrastando uma centena de heróis para um confronto de proporções cósmicas. Mas é bom ressaltar que Thanos, ou o tal Tesseract, não tem nada a ver com a origem dos Vingadores, essa foi uma "modificação" feita especialmente para o filme.
Pois bem, se eu escrever aqui tudo o que sei sobre Thanos, não conseguiria dizer em uma só postagem. Aconselho você a entrar no site da Marvel Comics (clique aqui) ou então na Wikipédia, que também tem informações confiáveis (clique aqui), ou então vá até o sebo mais próximo e procure pela revista Grandes Heróis Marvel #1 da primeira série, de 1983. Tudo vai ficar bem claro pra você que foi ao cinema e ficou com cara de bobo no final do filme.



2 comentários :

Milton Kennedy disse...

Ei Cassio, fico imaginando a cara do casal ao seu lado no cinema. Deve ter sido hilário.

Abraços, saúde e paz!

Anônimo disse...

Para quem manja do assunto, no filme do Thor aparece a manopla do infinito na sala de armas de Asgard.