12 de abril de 2012

A Mulher-Gato vai cagar fora da caixinha de areia

Eu estava meio reticente quanto ao novo filme do Batman, o terceiro filme da franquia dirigido por Christopher Nolan. Não deveria, afinal de contas o primeiro filme foi espetacular e o segundo o melhor filme de super-heroís deste século. Mas... como sempre, as escolhas equivocadas, as pressões do estúdio e a busca por nomes de peso no elenco transformam o que poderia ser bom em uma merda.

Pois é, já viram o título e a fotinha aí em cima. Então já sabem que eu vou falar da Mulher-Gato. Pois bem, minha referência é, e sempre será os quadrinhos. Não importa a liberdade poética que os diretores tomam com o papel ou as adaptações que eles fazem nos personagens. Todos vieram dos quadrinhos e ele deve ser respeitado. Não dá pra inventar um personagem parecido pra colocar nas telonas. O que vai acontecer com a Mulher-Gato nesse filme do Batman é exatamente isso. Essa não é a Mulher-Gato, é só uma personagem parecida.
O Bane sofreu adaptações, mas ainda é o Bane. Mesmo sem a máscara dos quadrinhos é o Bane que está lá. Eu até acho que ele poderia ser melhor caracterizado, mas ele segue a linha da caracterização dos personagens dos filmes dirigidos por Nolan. Mas essa Mulher-Gato... tá uma bosta. Desde que a Anne Hathaway foi confirmada no papel eu avisei: isso não vai dar certo. Ela é bonita? Não, ela é linda! É gostosa? Sim! É gostosa pra caraio!!! Mas ela se encaixa no papel? Não! Não! A Anne Hathaway não serve pra ser a Mulher-Gato!!! É tão difícil assim perceber isso?
Pra piorar as coisas, saíram duas fotos da moça caracterizada como Mulher-Gato. Minha esperança era que a caracterização da personagem melhorasse um pouco as coisas, mas só pioraram. Ela está terrivelmente ruim. Parece que usa um diadema da década de 80 com enfeites na cabeça para parecer idiota. Olha a foto aí de cima.
Tá certo que poucas vezes o cinema e a TV acertaram com a Mulher-Gato. Michelle Pfeiffer foi uma das boas escolhas para o papel. Uma das que mais se aproximou dos quadrinhos, apesar da sensualidade exagerada e de um ronronar que nunca existiu nas histórias do Morcegão. Desde que Julie Newmar vestiu o manto na década de 60, no velho seriado com Adam West e Burt Ward, a televisão e o cinema procuram alguém ideal. Além de Newmar também vestiram a roupa da vilã a cantora negra Eartha Mae Kitt, no mesmo seriado sessentista, e finalmente Lee Meriwether, que ficou pouco tempo na série. Halle Berry cometeu o maior erro de sua carreira ao envergar o manto da Mulher-Gato. O filme solo da vilã foi um dos piores acontecimentos dos últimos anos e ela não deveria nem ter lido o roteiro. Filmar aquilo foi quase um suicídio.
Se os roteiristas, e barões dos estúdios de cinema tivessem um pouco de bom senso eles não procurariam muito. Era só se espelhar na melhor Mulher-Gato de todos os tempos: a vilã desenhada por Adam Hughes. É simples assim: pega umas atrizes e faz uns testes. Vistam todas elas com a roupa da Mulher-Gato, mas a roupa dela mesmo e não uma adaptação mequetrefe. Depois, a que mais ficar parecida com o modelo desenhado por Hughes ganha o papel. Não é simples? Se não entendeu ou não concordou vamos fazer o seguinte: dá uma olhada nos desenhos que eu separei e coloquei aqui embaixo e veja se não estou com a razão.

0 comentários :