2 de janeiro de 2012

Superman x Muhammad Ali nas bancas

Hoje a Panini Comics marcou um ponto comigo. Apesar da demora em distribuir as revistas aqui onde eu moro - interior do estado do Rio de Janeiro -, finalmente chegou por aqui a edição de luxo de Superman vs. Muhammad Ali. Para quem não sabe do que estou falando vamos lá.
Em 1978 Muhammad Ali não era só o campeão mundial e o maior pugilista de todos os tempos, ele era também um dos maiores astros do planeta. Adorado pelo público e temido pelos seus adversários. A DC Comics resolveu unir o útil ao agradável e colocou o puglista em um combate corpo a corpo com o Superman. Loucura? Talvez, mas no fim das contas, Dennis O'Neil, Neal Adams, Dick Giordano e Terry Austin foram os responsáveis por uma história muito divertida e muito inteligente também. Algo que era inpensável e inimagiável, e que tinha tudo para cair no ridículo, virou o evento da década nos quadrinhos.
A história é boa, e vou tentar resumir assim: uma invasão alienígena acontece. Os seres de outro planeta avisam que vão destruir a Terra se o campeão do planeta não lutar contra o campeão alienígena. Eles escolhem Ali como o campeão e o maior lutador da Terra, mas o Superman se apresenta também. Os invasores então decidem que, em outro planeta, Ali e o Superman vão lutar para saber quem é o verdadeiro campeão da Terra. E aí a luta acontece.
Se você ainda não leu, deve ler. Não vou ficar aqui contando tudo porque vai estragar o prazer de sua leitura, mas só pra mostrar que tenho razão, além da participação de Muhammad Ali, dezenas de personalidades da década de 70 estão nessa edição: Frank Sinatra, Johnny Carson, The Jackson 5, Mulher Maravilha, Batman, Lanterna Verde, além de vários funcionários da DC Comics.
A primeira edição de Superman vs. Muhammad Ali foi publicada no Brasil pela Editora Ebal, em 1979. Eu consegui a minha edição em um sebo. Ela estava lá, engolindo poeira e com alguns cupins avançando sobre ela. Cheguei bem rápido e a resgatei. Mas essa edição de luxo da Panini recoloca a história no seu devido lugar. Se você gosta de quadrinhos, não vai fazer mal gastar R$ 22,90 para ter uma das melhores histórias do século nas suas mãos.

1 comentários :

Elizio Victor disse...

Porra, tú é garimpeiro mesmo! E eu que me achava um tremendo decenauta. Vixe!