12 de dezembro de 2011

Indiana Jones e o fracasso nas HQs

Hoje ver personagens dos quadrinhos no cinema é coisa comum. Virou moda. Mas, algumas incursões de personagens dos quadrinhos na telona foram desastrosas. Nem preciso dizer aqui que alguns filmes foram dispensáveis. Pois bem, se hoje há um desespero na indústria cinematográfica para colocar heróis das HQs nos cinemas, isso nem sempre foi assim. E pasmem, em meados da década de 80, a história era outra. Personagens do cinema, disputavam um lugarzinho nas bancas ao lado de consagrados heróis.
A Marvel Comics e a DC Comics compravam direitos de alguns personagens para publicar as suas versões em HQ. A maioria dessas histórias, jamais (jamais mesmo!) deveriam acontecer.
O maior exemplo que tenho dessa patavina é a revista do Indiana Jones. As aventuras de Indiana Jones foi publicada de 1983 a 1986 pela Marvel (ela de novo...). No Brasil ela foi publicada na revista do Capitão América, ainda no formatinho pela editora Abril em 1986. Uma merda, nem publicaram tudo, porque o que os EUA não engoliram o Brasil nem quis comer. O material até que tinha a sua qualidade. As primeiras histórias foram razoáveis. Para garantir que pelo menos teriam um público cativo, recrutaram o melhor desenhista da casa: John Byrne, que na época tinha o "toque de Midas", tudo o que desenhava e roteirizava virava sucesso, mas nem mesmo Byrne conseguiu fazer a série do Indiana Jones em quadrinhos emplacar.
O personagem que tanto sucesso fez no cinema, simplesmente não funcionou nos quadrinhos. Apesar de a Marvel tentar e insistir, e ainda dizer que a série era um sucesso, Indiana Jones foi um fracasso retumbante de vendas e durou apenas o período do contrato com os estúdios de cinema. As primeiras edições ganharam um tratamento especial, mas a história não se sustentou nos quadrinhos, e o que é apenas razoável nas telonas ficou uma paçoca nas páginas das HQs.
Indiana Jones para os quadrinhos é o melhor exemplo do que não se deve fazer. Se existem filmes deprimentes sobre heróis dos quadrinhos, pode apostar que há coisas piores nas páginas de algumas revistas. E eu nem falei de Rambo, Tron...

1 comentários :

Renato disse...

Nas HQs concordo que foi fraco, apesar de você não ter comentado sobre o material publicado pela Dark Horse. Agora, dizer que Indiana é razoável nas telonas... Por favor... "Caçadores da Arca Perdida" é a maior aventura da história do cinema.