12 de abril de 2011

Marijuanaman, o Homem Maconha

Marijuanaman... até a última ponta
Parece que o nosso Capitão Presença, criado pelo cartunista Arnaldo Branco, ganhou a sua contra-parte nos EUA. No próximo dia 20 o mundo vai conhecer um herói, no mínimo, polêmico: o Marijuanaman. Que em uma tradução livre poderia se chamar o Homem Maconha ou o Homem Marijuana. A revista em quadrinhos será lançada nos Estados Unidos em diversos estados, e diferente da maconha, que tem a venda proibida por lá - e por aqui também - a revista vai poder ser comprada por todo mundo.
O personagem foi criado pelo filho do cantor Bob Marley, Ziggy Marley, que carrega o legado musical do pai e é o que melhor comunga com as ideias revolucionárias do músico jamaicano. Na prancheta, os artistas Jim Mahfood e Joe Casey deram vida ao personagem. Apesar do título, Marijuanaman pode levar a alguns equívocos e estereótipos. Os criadores afirmam que essa não é uma revista que faz apologia à maconha ou às drogas. Segundo os criadores, Marijuanaman é um ser extraterrestre que vem à Terra para repassar uma mensagem importante (paz, amor e etc...) e busca a salvação de seu planeta natal.
Na data de lançamento 20 de abril, o trio Marley, Mahfood e Casey estará em uma Comic Shop de Los Angeles autografando e lançando os primeiros exemplares para a venda. No Brasil ainda não se tem notícia do herói. Quem sabe a Tarja Preta não se candidata?
Depois do estardalhaço que fizeram com o Planet Hemp no década de 90, é bem provável que se a revista aportar por aqui, também ganhe uma recomendação na capa e um selo de "proibido para menores de 18 anos". Ou na pior das hipóteses, nem tenha a sua publicação permitida. É esperar pra ver. Enquanto isso dá uma olhada na ilustração ao lado e conheça o Homem Maconha, ou o Marijuanaman.

0 comentários :