17 de novembro de 2010

Uma semana de quadrinhos - Moon e Bá em Campos

Estava esperando todas as fotos da RioComicon e da participação de Fábio Moon e Gabriel Bá para começar a escrever sobre o evento. Demorei, (hoje é quarta-feira, dia 17...) mas consegui escrever um texto sobre os eventos entre os intervalos das partidas de Starcraft, as notícias do Botafogo e mais uma espiadinha no trailer do Lanterna Verde.

Começando do começo
A expectativa pela chegada de Moon e Bá em Campos para a 6ª Bienal do Livro.

A cidade jamais havia recebido quadrinistas como eles. Que me desculpem os fãs do Ziraldo, que já esteve em Campos várias vezes, mas não acho que o criador da Turma do Pererê faça quadrinhos. O que o homem produz é uma espécie de derivado dos quadrinhos. O trabalho de Ziraldo está, na minha opinião, bem mais próximo da literatura infantil. Moon e Bá são os legítimos representantes de uma geração que vive de quadrinhos autorais, que flertaram com os super-heróis, adotaram um estilo próprio e hoje são quadrinistas consagrados no Brasil, e mais ainda fora de nossas terras tupiniquins.
Os irmãos chegaram a Campos um dia antes do evento. Esbarrei com o Fábio Moon no meio da Bienal na segunda-feira. Me coloquei à disposição da dupla e fui preparar o dia seguinte. Tratei de me movimentar para encher a Arena Cultural, local na Bienal onde aconteceria o bate papo. A Arena não encheu, acontecendo o que eu temia. E para piorar crianças de escolas municipais, do ensino fundamental invadiram a Arena. Todos assistindo Gabriel Bá falando sobre Umbrella Academy.
Moon e Bá falaram de toda a carreira. Apresentaram o trabalho, o site - 10 paezinhos -, e ainda deram dicas valiosas para quadrinistas em incício de carreira. Por sorte, muita gente interessada em quadrinhos e amantes da nona arte estiveram na Arena e encheram os gêmeos de perguntas, todas inteligentes, felizmente.
A passagem de Fábio Moon e Gabriel Bá pela Bienal não só abrilhantou ainda mais o evento, como mostrou a sensibilidade da produção e da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima para com o tema. Fico feliz que o evento tenha podido dedicar um dia para os quadrinhos. 

Fotos: César Ferreira
Estrelas - As estrelas do dia brilharam, como não poderia deixar de ser, mas Moon e Bá estão bem distantes do estereótipo das estrelas que frequentaram os sofás da Bienal de Campos. Estrelas sem estrelismnos, os quadrinistas foram sempre hiper-ultra-mega-profissionais, e como se já não bastassem ser profissionais, são dois caras legais. Quero aproveitar e agradecer aos dois pela paciência. Bom conhecer gente tão legal, e tão gente fina, bom pra caraio!

0 comentários :