20 de outubro de 2010

Quadrinista (em apuros!) - Parte 3

Como escrevi nas duas postagens anteriores, minha saga (ou sina?!?!) como quadrinista em Campos começou com as publicações no jornal O Diário. Graças a benevolência de editores e amigos. O Herói, um misto de Superman, Overman e personagens de Sérgio Aragonés, começou a fazer algum sucesso, As tirinhas tiveram no início uma boa resposta, mas como eu não tinha muito tempo para pensar em roteiros decentes, o que mais imperava eram piadas toscas, ideias repetitivas, coisas insípidas e outras, muito, mas muito ruins. Com isso, fui perdendo o tesão, e comecei a apelar para piadas internas, coisas que ninguém entendia, mas eu e a redação do jornal nos mijávamos de rir. É óbvio que não demorou muito para que alguém de fora do nosso mundinho reclamasse e eu passei a abrir o leque e expandir o Herói, as coisas então começaram a melhorar.
A criação de novos personagens e a transformação de pessoas do meu cotidiano em personagens das tirinhas, coadjuvantes do Herói, funcionou muito bem. No rastro do Herói vieram O Estagiário, O Ursinho Pimpão, O Homem-Panela, Papai Noel tupiniquim e outros que não me lembro agora. Cada personagem tinha uma razão e acabavam caindo nas graças do público.
As tirinhas do Estagiário se baseavam nas peripécias dos estagiários do jornal, que me davam todos os dias um material muito farto! O Ursinho Pimpão era uma espécie de escada para os outros personagens, e sempre me salvava quando eu não tinha inspiração. Tudo o que ele tinha que fazer era invadir a tirinha e pedir "um abracinho". O Papai Noel tupiniquim veio na época do Natal e era uma adaptação nacional do Santa Claus convencional. Porém, nenhum desses coadjuvantes fez tanto sucesso quanto o Homem-Panela.
 E a história deste personagem eu conto em outra postagem, porque agora tenho terminar o almoço e ir trabalhar.

2 comentários :

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Cássio, continua suas tirinhas, faça algo legal para todos. Uma leitura "universal pega leve na maior". Você tem talento lindão, cara. Tem um mundo todo de super heróis. Já vi muita coisa sua.

Campos é intrépida e merecia uma tirinha linda e inteligente como só você saberia. Que tal?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Eu acho que quando você diz: "Serra não gosta de quadrinhos", você generaliza para colocar a camada "quadrineira" contra o Serra e isso não é legal. Não falo por causa de eleição. Falo por causa desta coisa "pessoa e respeito" que precisamos começar a aprender se queremos um Brasil melhor. Você pode contribuir com seu trabalho para melhorar as relações deste mundo tão dividido e sem sentido.

Estou lembrando do Sáles, que mal me conhecendo fez,de mau gosto,uma historinha desrespeitosa me incluindo. Mas passou. Nós não somos moralistas, somos apenas gente normal que quer ver o mundo melhor e tudo começa ali, no pensamento, nas ações e etc. Tem muita criança, jovem e adultos com saudade dos velhos tempos sabia? Senta com um grupo e começa a conversar para você ver. Vai nascer tirinhas lindas.