21 de setembro de 2010

Quadrinhos prevendo o futuro (de novo)

Eu sempre tive absoluta certeza de que os quadrinhos antecipam o futuro, sempre estive certo de que as coisas que estão estampadas nas páginas de uma revista não estão ali por acaso, tudo é fruto de estudos e de pesquisas, coisas que são perfeitamente possíveis, mas que precisam de tempo para serem colocadas em prática. Fico incrivelmente feliz quando qualquer fato interessante acontece no mundo real e me remete a alguma coisa que eu já li em uma história em quadrinhos. Nesta semana o blog do colunista social Carlos Frederico Silva publicou algo fantástico e surpreendente: um tecido em spray! Isso mesmo, a roupa está dentro da latinha de spray, é só agitar apontar e a roupa aparece no corpo do usuário.
Um designer criou a camiseta de algodão em spray. "Demorou cerca de dez anos, mas o Dr. Manuel Torres conseguiu desenvolver uma mistura líquida feita de fibras de algodão capaz de 'pulverizar' uma camiseta diretamente no corpo. Mais incrível que isso é saber que a peça pode ser retirada, lavada e reutilizada. O nome é Fabrican, uma alusão à 'fabric inan aerosol can' Na tradução livre, 'tecido em spray'. O líquido seca minutos depois de atingir a pele" conta a matéria no blog do colunista.
Bom e o que tudo isso tem a ver com os quadrinhos? Bem, só se surpreende com essa notícia quem nunca leu uma história do Flash, por exemplo. O velocista da DC Comics guardava a sua roupa dentro de uma anel, um pequeno compartimento em seu dedo. Ao ser aberto, e em contato com o ar, a roupa aparecia. O Flash original, Barry Allen, era químico, e inventou a fórmula do tecido líquido bem ante do nosso amigo espanhol Manuel Torres. Tudo leva a crer que a fórmula do espanhol não é muito diferente da fórmula criada nos quadrinhos, e que hoje, Torres provou que era perfeitamente possível carregar um uniforme inteiro dentro de um anel.

0 comentários :