18 de setembro de 2010

O que aconteceria se...

A Marvel Comics nas décadas de 70 e 80 publicava com frequência uma série chamada "What If...", no Brasil as editoras a chamavam de "O Que Aconteceria Se...". As histórias, quase sempre momentos marcantes dos personagens da Marvel funcionavam como uma realidade alternativa, e narrava o que aconteceria se os eventos não acontecessem como as histórias originais mostraram. Os editores e argumentistas brincavam de todas as formas com os personagens e às vezes a liberdade era tanta que as histórias ficavam uma bosta e sempre terminavam de uma forma grotesca.
Alguns momentos porém foram muito bons. Separei alguns que tenho na minha estante como "O Que Aconteceria se Conan, o Bárbaro, viesse parar nos dias de hoje?", essa foi uma das melhores histórias da série e foi publicada na revista Heróis da TV o encontro de Conan com um assaltante rendeu até uma cena no filme Crocodilo Dunde, alguns muitos anos depois.
Outra boa história do selo "What If..." no Brasil foi "O Que Aconteceria se o Homem-Aranha tivesse resgatado Gwen Stacy?". O desenrolar da história mostra Peter Parker se casando com a loirinha, mas o Duende Verde acaba optando por matar outro ente querido de Peter Parker. Um bom começo, um meio razoável e um final ruim.
Além dessas histórias, outras como  "O Que Aconteceria se Wolverine tivesse matado o Hulk?", ou ainda  "O Que Aconteceria se o Capitão América fosse eleito o Presidente dos Estados Unidos?"são perfeitamente dispensáveis, nem a arte ajudou. Outras porém, vale a busca nos sebos e na internet. A maioria dessas histórias foram publicadas nas revistas Heróis da TV e Superaventuras Marvel.

0 comentários :