17 de novembro de 2009

Legião dos Super-Heróis da Ebal


Nada mais fantástico do que encontrar pérolas em um sebo. A foto aí ao lado é da revista Legião dos Super-Heróis nº 1, da falecida Editora Ebal. A revista que custou 70 cruzeiros novos, foi uma das primeiras edições do grupo de heróis no Brasil, que tinha como atração, a participação do Superboy. Este exemplar eu encontrei no sebo do meu amigo Salvador, na Lacerda Sobrinho, em Campos dos Goytacazes. Aliás, é sempre bom lembrar, que ele dirige o único sebo de Campos, o resto é livraria e brechó.
A história, que tinha um roteiro meio besta, intitulada "A Revolta das Super-Heroínas" contava sobre várias moças super-poderosas que se revoltavam contra seus amigos machões. Logo se descobriu que estavam todas sendo mentalmente controladas por um vilão intergaláctico e tudo terminou bem.
O detalhe primoroso da capa desta edição, e o que a torna ainda mais valiosa, é o fato de que a Ebal, como não tinha artistas para fazer as letras para a capa da revista, datilografou o texto dentro dos balões na capa da revista matriz e imprimiu tudo. Dentro das revistas, a técnica já era utilizada, mas um artista (letrista), desenhava as letras nos balões internos. Mas para a capa de Legião dos Super-Heróis 1, o artista utilizado foi mesmo uma máquina de escrever. Mais uma para a estante e mais uma para o baú de recordações.

0 comentários :