6 de outubro de 2009

Gênesis em quadrinhos. Mas agora é pra valer!


No dia sete de abril de 2008 eu postei aqui neste Mucufo nosso de cada dia, uma notícia sobre uma adaptação do livro bíblico de Gênesis para os quadrinhos. Pois bem, finalmente a obra parece que está pronta.
"Gênesis" foi desenhado por um dos pais do "politicamente incorreto", o desenhista Robert Crumb. O trabalho será publicado pela Conrad, que tem em catálogo parte das obras do autor. A programação é lançar ainda este ano, em outubro, junto com outros países.
"Imagino que causará alguma confusão na cabeça dos obscurantistas. Porque é o texto bíblico sem nenhum acréscimo, mas também sem censura, ao contrário do que acontece em várias das edições existentes no mercado brasileiro", diz Rogério de Campos, diretor editorial da Conrad ao site Uol.
"No final a questão se resume ao seguinte: estão os crentes preparados para ler a Bíblia com atenção e sem preconceitos? Talvez não estejam. Mas certamente a obra chamará atenção dos leitores mais tolerantes.
O "Gênesis" é o primeiro livro da Bíblia. Relata a criação do mundo, o surgimento de Adão e Eva e os acontecimentos que iniciaram a história da humanidade sob a ótica cristã. Segundo Campos, não se trata de uma adaptação. "Pelo contrário, esse livro é provavelmente a edição mais fiel ao texto bíblico disponível nas livrarias brasileiras."
"Porque Robert Crumb foi fundo em suas pesquisas, não só iconográficas. Apoiou-se no que existe de mais profundo e atual na área de pesquisa dos textos bíblicos."
"Teve o apoio do professor Robert Alter, autor de ´The Five Books of Moses´, a célebre tradução do Pentateuco para o inglês", diz.
Segundo a Conrad, a obra será publicada em preto-e-branco e terá em torno de 200 páginas. Rogério de Campos não economiza nos adjetivos ao se referir ao trabalho:
- "é o livro do ano";
- "o texto fundador da cultura ocidental quadrinizado pelo maior artista do Ocidente";
- "está entre as cinco coisas mais importantes dos últimos 30 ou 40 anos."
"Acredito ´piamente´ que este é um livro que deveria estar presente em todas as bibliotecas do Brasil";
"Um livro que os pais deveriam dar para seus filhos adolescentes. E que eu certamente darei de presente para minha filha. Porque quero que ela tenha acesso ao que de melhor a humanidade produziu."
Pode até ser. Mas, até que seja efetivamente lançado no Brasil, as declarações só ajudam a reforçar a expectativa em torno do produto, acentuada pelo marketing editorial.
Robert Crumb é tido como um dos principais autores do movimento "underground" surgido nos EUA na década de 1960. Os trabalhos dele serviram de base para uma geração de outros quadrinistas, inclusive brasileiros.

1 comentários :

Sérgio Provisano disse...

Crumb é fera! É e sempre será um outsider. Vou aguardar com ansiedade essa publicação.