8 de outubro de 2009

Dasdô, a sofredora


O cartunista Flávio (Dealmeida), colaborador da Mad e criador da revista Inflávio, disponibilizou na Internet, para download gratuito, um livro inédito de tiras da personagem Dasdô.
Durante um ano (ou mais), a personagem foi publicada nas páginas do Caderno Dmais, em O Diário. Flávio publicou as tirinhas, em outros veículos, durante pouco mais de um ano. Por aqui, em Campos, Dasdô foi publicada quase pelo mesmo período. No Twitter, o autor escreveu que há anos oferece o trabalho para editoras nacionais - em 2002, o Universo HQ publicou uma notícia na qual Flávio procurava uma “casa” para personagem. Como nenhuma manifestou interesse, ele decidiu colocar o material na web.
Na época da publicação nas páginas do Caderno Dmais, Flávio já passava pelo mesmo problema: procurava um porto seguro para a sua personagem. A publicação ajudou a alavancar a popularidade da Dasdô, mas apenas no Norte Fluminense.
A personagem, que já teve uma revista independente publicada em 1992, estava com um projeto engatilhado para sair pelo Selo Graphic Talents, da Editora Escala, porém, com a paralisação do projeto, voltou a ser “engavetada”.
"Dasdô - A vida íntima e notória de uma mulher oprimida!" tem 128 páginas em preto e branco e o download pode ser feito no site: www.mediafire.com/Livro_Dasdo.
A protagonista das tiras é uma típica (e engraçada) dona de casa, sufocada pela vida sem perspectiva que leva, à mercê do marido machão e cheia de problemas para resolver.

0 comentários :