10 de julho de 2008

Hang the DJ


Depois dizem que eu sou grosso e arrumo problema. Coloquei um depoimento na revista Mulher, suplemento do jornal O Diário no último domingo. O colunista Carlos Frederico me perguntou “em quem eu daria um coice e a quem desejaria boa sorte”, pois bem, disse que os DJs mereciam um coice. E isso acabou me criando alguns problemas com a raça dos DJs.
No depoimento eu disse que os DJs mereciam um coice, pois acham que são artistas, acham que são músicos e não são nada disso! Dizer que um DJ é músico, dizer que o DJ é um artista, é uma afronta os verdadeiros artistas, aos verdadeiros músicos que estudam e que trabalham com música. Ser um tocador de CDs, um organizador de discos é uma coisa, ser DJ é outra.
Quer saber o que é um DJ? Quer ouvir o que faz um DJ de verdade? Não vou perder meu tempo e meu espaço explicando, ouça Bomb The Bass (a ilustração acima é o primeiro CD do cara), RUN DMC, Afrika Bambaataa, Public Enemy, Mike Shinoda (do Linkin Park), Tom Tom Club e entenda o que é ser DJ.
Hoje o trabalho dos verdadeiros DJs se vulgarizou, qualquer um que tenha uma boa aparelhagem acha que é DJ e isso está errado, precisa mudar. Para ser DJ, e ser um bom DJ, é preciso estudar, aprender e entender de música, tem que ter estrada e muita "pista" para bater no peito e dizer que é DJ. E mesmo sendo um bom profissional é necessário ter a consciência de que DJ é uma coisa e músico é outra. Fazer CD mixando música dos outros é fácil, quero ver pegar um violão, guitarra ou um teclado e escrever uma partitura.
Música não serve pra isso. É hora dos DJs profissionais se unirem e tirar do palco, nem que seja na porrada, os caras que querem aparecer e que acham que são artistas.
Músico é músico, artista é artista, DJ é DJ. Coloquem-se em seus devidos lugares.
O The Smiths estava certo quando cantou Hang the DJ (enforque o DJ). Ouça Panic do The Smiths e concordará comigo.

0 comentários :