15 de março de 2008

Epilepsia em Quadrinhos


Epilepsia é uma alteração na atividade elétrica do cérebro, temporária e reversível, que produz manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurovegetativas. Para ser considerada epilepsia, deve ser excluída a convulsão causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos, já que são classificadas diferentemente.
Ufa! Graças a capacidade dos quadrinhos de adapatar a realidade de forma mais didática, os traumas e o drama de um epilético se transformaram numa envolvente, e emocionante, história em quadrinhos.
O francês David B. escreveu e desenhou o drama do seu irmão, Jean-Christophe que apresentou os primeiros sintomas da doença ainda criança. O livro “Epiléptico” chega essa semana em seu segundo volume.
A história narra com requinte de detalhes, desde o primeiro ataque até o ponto em que a doença começa a afetar a família. Enquanto a saúde de Jean-Christophe começa a se deteriorar, os pais arrastam a família Europa afora, por uma década, em busca de uma cura para a doença. Decepcionados com as saídas da medicina convencional, decidem procurar saídas alternativas, das dietas macrobióticas aos templos Rosacruz.
Entretanto, de nada adianta, e a família entra numa espiral, arrastada pela evolução da epilepsia de Jean-Christophe.
Epilético, que já está em sua segunda edição, é repleto de metáforas visuais. A epilepsia é retratada, inicialmente, como um dragão chinês com o corpo infinito, e quando o irmão (escritor e narrador da história), começa a compreender melhor as convulsões do seu irmão, o monstro transforma-se no próprio Jean-Christophe.
Graças a linguagem democrática dos quadrinhos, David B. consegue retratar com perfeição uma família despedaçada, traduzindo em imagens a angústia, medo e dor.
Nas duas edições, David B. foca a epilepsia e as conseqüências que a doença causou a toda a família, tal como a busca desesperada de sua mãe para curar o filho.
O livro narra também os aspectos sociais do convívio com a doença, como a reação das pessoas em situações de surto de Jean-Cristophe.

0 comentários :