23 de janeiro de 2008

Fábulas em Quadrinhos


Há exatamente um ano a editora Desiderata lançou o livro Irmãos Grimm em Quadrinhos em todo o Brasil. As clássicas histórias dos Irmãos Grimm foram recontadas por diversos quadrinistas brasileiros. Todas as histórias estão na versão moderna dos quadrinhos e foram, também, resgatadas até a sua forma mais original ou o que mais poderia se aproximar da nossa realidade.
Na contramão de um processo que se mostra rentável e viável educacionalmente e socialmente, nenhuma livraria de Campos tem o livro em suas prateleiras. A desculpa, dessa vez, é de que nessa época do ano, época do lançamento do livro, todas as atenções estão voltadas para os livros didáticos, por conta das aulas que recomeçam no próximo mês.
É bem verdade que todos os livros “não-didáticos” ou “não-escolares”, perdem espaço nas livrarias, mas também é verdade que nenhuma obra relacionada a quadrinhos pode ser facilmente encontrada nas prateleiras das livrarias de Campos.
Com exceção do bom e velho sebo de Campos, (Viva ao velho Salvador) não há livros sobre quadrinhos nas livrarias da cidade, e os poucos títulos se resumem a histórias do Garfield (reprodução de tirinhas de jornais) e do Snoopy.
A salvação dos que procuram livros sobre quadrinhos é a Internet. Ou então o leitor que não tem acesso à Internet pode esperar pela Bienal de Campos. Ou seja, se não conseguir comprar o livro que você quer na próxima Bienal, só daqui há dois anos.
Deixando de lado a polêmica sobre a utilidade e a relevância dos quadrinhos, e se eles estão presentes em Campos ou não, o livro lançado pela Desiderata levanta a questão da importância de uma nova narrativa par histórias infantis. Mas nada foi mais importante que o o resgate da originalidade das histórias de Wilhelm e Jacob Grimm, que coletaram a história do folclore alemão e unificaram em registros impressos as versões combinadas de todas as histórias. Além da reunião de nomes dos quadrinhos de reconhecido valor internacional como Fido Nesti, Allan Alex e Odyr, Vinicius Mitchell, Fábio Lyra, Claudio Mor, Daniel Og, Rafael Coutinho, Walter Pax e Eduardo Filipe. Todas as histórias são desenhadas em preto e branco o que não deprecia em nada o valor dos contos de fadas. Irmãos Grimm em Quadrinhos conta as histórias do Velho Sultão, João Porco Espinho, Os Músicos de Bremen, João e Maria, João Sortudo, O Rei Barbicha, Margarete Esperta, As três línguas e A Bela Adormecida.

0 comentários :