23 de janeiro de 2011

Homem-Aranha x Ninjas = Filme e seriado toscos da década de 70

Ok. Tenho que falar no Homem-Aranha de novo. Mas não do Homem-Aranha que está por vir, o reboot do cinema, mas no Homem-Aranha que já passou, o filme que deu origem a série e que eu tive o desprazer de ver no cinema em 1978 ou 1979, não me lembro muito bem.
Bom, a Marvel era motivo de chacota no quesito: adaptação de quadrinhos para o cinema. Enquanto todo mundo descobria que o homem podia voar com o Super-Homem do diretor Richad Donner, o Homem-Aranha fazia sua estreia com um filme tão tosco que pode facilmente entrar naquela situação de "vergonha alheia".
Era uma tarde bem bonita de sol e eu estava pronto para ir ao cinema assistir Super-Homem. Meu pai recebeu a missão de levar eu e a minha irmã ao cinema. Como não estava nem aí para o que a gente ia ver, entrou na sessão errada e ao invés de Super-Homem assisti a um filme do Homem-Aranha. Anos mais tarde descobri que foi o longa que deu origem a série de TV, que de tão ruim caiu em um limbo tão profundo e seboso que quase ninguém se lembra dela.
O seriado sobreviveu entre 1977 e 1979 e durou 13 episódios. O filme, e a série, eram ruins demais. Peter Parker tinha um cabelo muito tosco, calças boca de sino, coadjuvantes ruins, roteiro sem graça e o pior, efeitos especiais piores do que os usados pelos Trapalhões em seus programas dominicais. Pra se ter uma ideia, eu tinha por volta de cinco ou seis anos, já lia as revistas do Aranha, conhecia as suas aventuras no desenho animado e achei muito estranho ele enfrentar o tempo todo ninjas e samurais em plena Nova Yorque e usar a sua teia como se fosse um puçá.
Bom, se você gostou do Aranha Japa, vai se amarrar nesse Homem-Aranha que eu coloquei na telisãozinha do mucufo aí do lado esquerdo do vídeo.
E você reclamando das sapatilhas prateadas do novo Homem-Aranha... sei...

Em tempo: puçá é uma espécie de rede que nós campistas, criaturas nascidas no interior do Estado do Rio de Janeiro e às margens de um rio, usamos para pescar. Se você já tivesse visto um puçá ira identificá-lo nessa "teia" do Homem-Aranha...

1 comentários :

Anônimo disse...

Já que estamos falando em versões toscas e antigas do Homem Aranha, aqui vai um presente:
http://retrospace.tumblr.com/post/2909692971/stan-lee-spidey